
Bancos japoneses revisam contratos e proíbem armazenamento de dinheiro em cofres (ilustrativa/banco de imagens)
A principal associação da indústria bancária do Japão está instando seus membros a impedir que os clientes mantenham dinheiro e outros itens de alto risco em cofres, após uma série de furtos cometidos por funcionários.
A Associação de Banqueiros do Japão (JBA) revisou seu contrato padrão para proibir explicitamente o armazenamento de dinheiro em cofres, informou na quinta-feira (19). Os bancos utilizam esse documento como modelo para seus contratos com clientes que usam o serviço.
Nos últimos meses, surgiram incidentes em que trabalhadores de grandes bancos teriam furtado os bens dos clientes guardados em tais cofres. Isso levou reguladores e bancos a examinarem mais de perto o serviço, incluindo o potencial de uso para atividades ilícitas.
Artigos relacionados
O presidente da JBA, Junichi Hanzawa, destacou que o dinheiro guardado nessas instalações está sob alto risco de lavagem e outros usos criminosos.
No ano passado, o Grupo Financeiro Mitsubishi UFJ demitiu um funcionário acusado de furtar milhões de dólares dos cofres de dezenas de clientes. Apesar do roubo, o maior banco do Japão afirmou que planeja manter o serviço.
Um incidente semelhante foi reportado pelo Grupo Financeiro Mizuho em fevereiro.
Fonte: Japan Times







