Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Especialistas alertam sobre 'síndrome de junho' entre crianças no Japão

| Sociedade

A síndrome de junho, similar à de maio, causa transtornos físicos e mentais. Sintomas incluem insônia, dores e náuseas. Especialistas pedem atenção aos sinais em crianças, especialmente na temporada de chuvas.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

Síndrome de Junho: fadiga e estresse afetam crianças no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

Especialistas estão alertando sobre a chamada “síndrome de junho”, uma condição de estresse mental e físico devido ao acúmulo de fadiga ao longo dos dois meses desde o início de abril, quando muitas pessoas começam novos empregos ou escolas no Japão.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Para as crianças, o estresse das mudanças ambientais após a entrada em novas escolas ou avanço de série pode levar à recusa em frequentar as aulas.

Especialistas estão pedindo atenção aos sinais de problemas nas crianças, especialmente à medida que se tornam mais propensas a sofrer de desequilíbrio autonômico durante a temporada de chuvas, que costuma começar em junho.

Muito semelhante à mais conhecida “síndrome de maio”, a de junho é um termo geral para distúrbios mentais e físicos e é clinicamente classificada como transtorno de ajustamento.

Sintomas comuns incluem a incapacidade de se levantar de manhã, insônia, dores de cabeça, dor abdominal, tontura, náuseas, mal-estar e perda de apetite.

De acordo com o Ministério da Educação, o número de alunos que se recusaram a frequentar escolas de ensino fundamental ou médio totalizou 346.482 no ano acadêmico de 2023 até março de 2024, estabelecendo um novo recorde.

Embora não haja dados mensais sobre o início da recusa escolar das crianças, muitos acreditam que a síndrome de junho esteja por trás do aumento da evasão.

Fonte: Nippon


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Explosão em instalação militar americana no Japão

Publicado em 9 de junho de 2025, em Sociedade

Explosão em instalação militar japonesa dentro de base aérea dos EUA em Okinawa deixou quatro feridos. Autoridades investigam possível causa em depósito de bombas não detonadas.

Explosão em instalação militar japonesa em base aérea americana em Okinawa (NHK)

Uma explosão ocorreu em uma instalação militar japonesa dentro de uma base aérea dos Estados Unidos em Okinawa, conforme relataram autoridades à AFP, com a mídia local informando que, embora houvesse feridos, nenhum deles estava sob risco significativo.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Um porta-voz do ministério da Defesa relatou que receberam informações sobre uma explosão nas instalações das Forças de Autodefesa Japonesas (FAJ) dentro da Base Aérea de Kadena, localizada na região sul do Japão.

Quatro pessoas sofreram ferimentos, mas nenhuma corre risco de morte.

A emissora pública NHK, citando fontes não identificadas do Ministério da Defesa, afirmou que a explosão pode ter ocorrido em um local de armazenamento temporário de bombas não detonadas, e que as autoridades estão tentando confirmar a situação.

“Ouvimos sobre uma explosão nas instalações das FAJ e também sobre feridos, mas não temos mais detalhes“, disse Yuta Matsuda, um funcionário local da vila de Yomitan, em Okinawa, à AFP.

Fonte: Channel News Asia

logo