
A 2ª edição da Ciranda Literária e Cultural em Nagoia marca a participação de convidados japoneses, fortalecendo o intercâmbio cultural entre Brasil e Japão. (foto/divulgação)
A Ciranda Literária e Cultural (CLiC) chega à sua segunda edição no dia 14 de junho, no Consulado-Geral do Brasil em Nagoia (Aichi), com uma programação gratuita, aberta ao público e repleta de literatura, arte e conexão cultural.
Com início às 10h e término previsto para 16h30, o evento reúne crianças, jovens, escritores, artistas e convidados especiais para celebrar o poder da palavra como ferramenta de transformação e encontro entre culturas.
Com o objetivo de estimular o hábito da leitura, valorizar os escritores da comunidade brasileira no Japão e promover um intercâmbio cultural e literário entre autores, leitores, aspirantes à escrita e diferentes nacionalidades, a CLiC se consolida como um projeto itinerante e inovador.
A segunda edição marca a ampliação do alcance do evento, que agora conta também com a participação de convidados japoneses, fortalecendo o espírito de interculturalidade e diálogo entre Brasil e Japão por meio da literatura.
Após a primeira edição realizada em Hamamatsu, o evento agora acontece em Nagoia, e tem previsão de uma terceira edição na jurisdição de Tóquio, encerrando seu primeiro ciclo. Neste ano, a CLiC integra as comemorações dos 130 anos de amizade Brasil–Japão, homenageando essa importante relação por meio da arte, da educação e do diálogo entre as culturas.
Programação diversa e interativa
O evento será dividido em dois blocos: Bloco da manhã (10h – 12h20)
● Recital poético com crianças participantes
● Contação de histórias com Elza Nakagawa, médica e autora de um dicionário de termos médicos português-japonês
● Apresentação de slam poético, com jovens declamando rimas e poesias
● Entrega de certificados comemorativos dos 130 anos Brasil–Japão
Bloco da tarde (13h – 16h30)
● Sete escritores compartilham suas trajetórias, lançam obras e autografam livros
● Sarau literário com microfone aberto para poesia, música e performance
● Apresentação da cantora lírica filipina Lyneth Ornido, com uma performance especial
● Quadro “Pergunte ao James”, com a presença do renomado storyteller James McSill, referência mundial em narrativa e mercado editorial, que interagirá com o público e responderá perguntas sobre escrita, criatividade e o universo dos livros
Participações confirmadas
Os escritores que se apresentarão nesta edição são: Denis Nishimura, Eligiane Fukuda, Gilberto Yoshinaga, Marcelo Félix, Jozi Matsushina, Jane Brito e Meg Mayumi.
A CLiC é coordenada pela terapeuta socioemocional e escritora Eligiane Fukuda, que destaca o impacto do evento: “É um espaço para se emocionar, escutar, vibrar e reconhecer o poder das palavras. Queremos mostrar que os amantes da literatura não estão sozinhos eles têm com quem trocar ideias, experiências e crescer juntos. E, ao envolvermos crianças e adolescentes, também abrimos caminho para uma nova geração de escritores na nossa comunidade.”
Interculturalidade em destaque
Com a participação ativa de japoneses e brasileiros, a CLiC promove um ambiente intercultural e inclusivo, onde a literatura serve como ponte para o diálogo entre povos, línguas e experiências. É um espaço onde diferentes vivências se encontram e se reconhecem por meio da arte da palavra.
Serviço – CLiC – Ciranda Literária e Cultural (2ª edição)
Quando: 14 de junho de 2025 (sábado)
Horário: das 10h às 16h30
Local: Consulado-Geral do Brasil em Nagoia (〒460-0002 Aichi-ken Nagoya-shi Naka-ku Marunouchi 1-10-29)
Informações: japanclic@outlook.com
Tel. 080-4964-8994 (Eligiane Fukuda)
Instagram: @clic_japan