Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Expo 2025 Osaka: Semana do Brasil destaca diversidade e intercâmbio cultural

| Tome Nota

Evento organizado pela ApexBrasil destaca a potência cultural brasileira com shows, cinema e exposições, reforçando os laços com o Japão e o compromisso com a sustentabilidade.

Passagens aéreas no Japão - AlfainterKumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Konishi Sangyo - Empregos no Japão

A Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka, de 20 a 28 de junho, culmina no Dia Nacional (21/06) com dez horas de programação cultural. (foto/divulgação)

Entre 20 e 28 de junho de 2025, a diversidade cultural brasileira ocupa a Expo 2025 Osaka com a Semana do Brasil. A maratona de atividades seu ponto alto com o Dia Nacional, em 21 de junho, com dez horas de programação cultural organizada pela ApexBrasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Shows, mostra de cinema e exposição fotográfica celebram os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

O evento acontece em diversos palcos da Expo reunindo artistas renomados como: Zeca Pagodinho, Arnaldo Antunes & Vitor Araújo, Mãeana e Lisa Ono.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, “celebrar o Dia do Brasil na Expo 2025 Osaka é reafirmar nosso compromisso com um mundo mais cooperativo, sustentável e justo.

Compartilhamos com o Japão não apenas uma longa amizade de 130 anos, mas também valores como a paz, o respeito e a convivência.

O Brasil chega a esta Expo como um país que dialoga com o mundo, com uma proposta cultural ousada e uma mensagem de futuro.”

Com curadoria da diretora artística Bia Lessa, o Dia do Brasil convida os visitantes a explorar o tema do Pavilhão Brasil: convivência harmônica com a natureza e cooperação entre os povos.

A programação reflete o compromisso brasileiro com a sustentabilidade, a inovação e o intercâmbio cultural.

O Brasil é um laboratório vivo dos desafios enfrentados pela humanidade. Nosso pavilhão convoca todos os povos a imaginarem novas formas de viver juntos, valorizando a diversidade e afirmando o poder da criação.

Precisamos ousar. Se fomos capazes de inventar o mundo como ele é, também somos capazes de reinventá-lo.

A programação artística, que inclui música, cinema e fotografia, dá corpo a esse chamado — ela convida o público a experimentar o sensível como força transformadora”, complementou Bia.

A trilha sonora de um país plural 

Ao longo de todo o dia 21, visitantes da Expo serão convidados a viver a energia do Brasil por meio de apresentações musicais com grandes nomes da cena brasileira, que representam a diversidade e a riqueza da música nacional:

Lisa Ono

Nascida em São Paulo e criada entre Brasil e Japão, é a embaixadora da Bossa Nova no Oriente.

Com mais de três décadas de carreira, discos de ouro e colaborações com ícones como João Donato e Tom Jobim, Lisa é ponte sonora entre culturas. Sua apresentação ocorrerá às 11h, durante a cerimônia oficial no Expo National Day Hall.

Mãeana

Revelação da nova música popular brasileira, encanta ao unir diferentes ritmos nacionais como a obra do cantor e compositor baiano, pai da bossa nova, João Gilberto e o jovem artista João Gomes, uma das principais vozes do piseiro ritmo popular brasileiro derivado do forró.

Sua voz cristalina e presença magnética trazem uma performance que é, ao mesmo tempo, reverência e invenção. Ela se apresentará às 13h no Expo Hall “Shining Hat”.

Arnaldo Antunes & Vitor Araújo

Apresentam Lágrimas no Mar, um espetáculo poético e experimental em formato voz e piano.

Antunes é um dos principais artistas do país, poeta, compositor e cantor vem ao palco da expo apresentar um show que, além das faixas do álbum homônimo, inclui outras canções de sucesso do seu repertório.

A apresentação conecta-se diretamente ao conceito do Pavilhão Brasil como espaço de reflexão, sensibilidade e reinvenção coletiva, proposto por Bia Lessa. O show acontecerá às 15h no Expo Hall “Shining Hat”.

Zeca Pagodinho

Ícone do samba e vencedor de quatro prêmios Latin Grammy, encerra o dia.

Zeca representa a alegria genuína do brasileiro, sendo o principal representante do maior estilo musical, característico do Brasil: o samba. Seu show no Expo Arena “Matsuri”, às 17h, será o gran finale de um dia para jamais se esquecer.

Ritmos do Brasil desde a abertura dos portões

Desde a abertura dos portões até o final do dia, os visitantes poderão vivenciar a energia contagiante da música brasileira com apresentações em diversos pontos do evento. Grupos japoneses inspirados em ritmos afro-brasileiros compõem a programação dos palcos pop-up, espalhando percussão, alegria e conexão cultural por toda a Expo.

Entre os destaques está o Bloco Barravento, grupo que se apresenta às 16h30 com um desfile (parade) que parte da frente do Expo Hall, levando ao público o ritmo envolvente do samba-reggae, mistura de samba, reggae e influências afro-brasileiras nascido na Bahia.

Criado em 2002, o Barravento conta com integrantes no Japão e em Taiwan, e é reconhecido por sua atuação internacional e pelo trabalho de difusão cultural, inclusive junto a escolas de comunidades indígenas em Taiwan.

Inspirado por grupos de percussão que carregam a energia do carnaval brasileiro, o Barravento traz à Expo 2025 Osaka a força de uma batida que carrega história, resistência e celebração. Além do Barravento, completam a programação os grupos: Ave Covo Maracatu, Pífanos Tokyo, Misto Quente, Joyce Cândido que se apresentam nos palcos pop-ups.

Mais que o Dia do Brasil: uma semana de programação cultural

Durante a semana do Dia do Brasil, outras atrações aprofundam a experiência oferecida pelo Pavilhão Brasil e reforçam a presença do país na Expo. Obras dos fotógrafos Thomaz e João Farkas, pai e filho, serão apresentadas na exposição Duas Gerações de Brasil, um olhar original sobre os desafios ambientais e sociais do país através dos anos.

A mostra apresenta, de 20 de junho a 21 de julho, no período da tarde, obras que provocam reflexões sobre território, memória e pertencimento, dialogando com o conceito do Pavilhão Brasil.

Entre os dias 20 e 28 de junho, às 19h, o Pavilhão exibe também uma mostra de cinema nacional em homenagem à atriz Fernanda Montenegro.

Considerada uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Montenegro foi indicada ao Oscar, em 1999, pelo filme Central do Brasil e é vencedora do Emmy Internacional.

A seleção inclui clássicos da consagrados como Central do Brasil (Urso de Ouro em Berlim), Eles Não Usam Black Tie (Leão de Ouro em Veneza), A Falecida e Casa de Areia, além do lançamento mais recente da atriz, Vitória, que tem sido elogiado pela crítica especializada por sua sensibilidade e atuação marcante.

Em um momento em que o cinema brasileiro ganha destaque renovado em festivais como Cannes e Berlim, a homenagem reforça o protagonismo cultural do Brasil.

A programação inclui ainda, o lançamento do ebook Caderno de Notas, idealizado por Bia Lessa com a colaboração do poeta Carlito Azevedo, da crítica literária e ensaísta Flora Sussekind, do físico Luiz Alberto Oliveira, do cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares, do antropólogo Felipe Sussekind, e coordenação da física e artista Maria Borba.

A publicação aprofunda o conceito curatorial e artístico do Pavilhão Brasil, propondo uma reflexão sobre o papel do país na construção de um futuro comum.

Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.
Instagram: @brazilexpo2025


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa no Festival Brasil & Latino 2025

Publicado em 21 de junho de 2025, em Tome Nota

Tóquio se prepara para o Festival Brasil&Latino 2025, com shows de Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa no Parque Yoyogi. O evento gratuito da CCBJ oferece gastronomia brasileira, apresentações de capoeira e escolas de samba de Asakusa.

O evento gratuito contará com shows de Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa, além de gastronomia e apresentações culturais. (foto/divulgação)

A Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) realiza o Festival Brasil & Latino 2025, nos dias 19 e 20 de julho, no Parque Yoyogi, em Tóquio.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

As grandes atrações serão Armandinho Macêdo, que vai fechar o show de domingo; e Kazufumi Miyazawa que vai encerrar o show de sábado.  A entrada é gratuita.

Com o objetivo de promover mais integração entre os povos, o Festival Brasil & Latino já se tornou uma marca em Tóquio.

Armandinho Macêdo é filho de Osmar, inventor do trio elétrico junto a Dodô, puxou um trio mirim que o pai fez especialmente para ele.
A banda de Armandinho Macêdo, que se apresenta pelo Brasil e em outros países, ganhou o Grammy Latino 2021 na Categoria de melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa.
Em 2024 a banda Armandinho, Dodô e Osmar está comemorando 50 anos, com muitas comemorações e homenagens, como em janeiro de 2024 na concha acústica do Teatro Castro Alves em Salvador na Bahia, mais de 4.500 pessoas participaram.
Já Kazufumi Miyazawa é cantor, ator e poeta. Ele fundou as bandas The Boom e Ganga Zumba, tendo se apresentado no Brasil inúmeras vezes.
Ele já lançou 14 CDs como The Boom, seis CDs solo e dois com a banda Ganga Zumba. Em 2022, a canção dele denominada “Shimauta”, que significa canção da ilha, completou 30 anos, fazendo referência a Okinawa.
O Festival Brasil & Latino também vai contar com apresentações de bandas brasileiras, latinas e japonesas.
Escolas de samba do Carnaval de Asakusa também vão fazer performance no Parque Yoyogi para agitar o pessoal. Os apresentadores desse grande evento serão Fumio Almeida, Simone e Keita Brasil.

Gastronomia e produtos

O Festival Brasil&Latino contará também com praça de alimentação com variedade da gastronomia brasileira. Churrasco, coxinha, feijoada, suco de açaí, caipirinha entre outros itens estarão sendo comercializados nos dois dias do evento. Na área de serviços haverá comercialização de sandálias Made in Brazil, produtos da Amazônia, etc.

Capoeira

A roda de capoeira é tradição no Festival Brasil&Latino. Há horários de workshop que o público pode participar também. A roda de capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A coordenação da programação é do representante do Grupo de Capoeira Regional Tempo do Japão, Ryuta Suda, mais conhecido como Ligeirinho.
  • Festival Brasil & Latino
  • Data: 19 e 20 de julho (sábado e domingo)
  • Horário: das 11h às 20h
  • Local: Parque Yoyogi (Tóquio)
  • Entrada: Gratuita
Organização: Câmara de Comércio Brasileira no Japão
Instagram: @festival.brasil

logo