
O ponto em laranja (à dir.) mostra o epicentro (USGS)
Ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar 6,5 na costa das Filipinas na manhã de terça-feira (24), horário local, e foram relatados tremores leves no país.
Relatórios enviados por usuários ao Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC) indicaram um leve tremor na cidade de Davao, cidade filipina, com um usuário notando que isso durou cerca de 20 segundos.
Mas, segundo a imprensa local, o terremoto sacudiu Bangkok, capital da Tailândia, a aproximadamente 3.267 quilômetros do epicentro. Também foi sentido no país vizinho, Mianmar.
Embora o epicentro tenha sido distante da Tailândia e do Mianmar, a intensidade do sismo justifica um monitoramento rigoroso devido à potencial atividade sísmica na região.
De acordo com a Divisão de Observação de Terremotos do Departamento Meteorológico da Tailândia (TMD), o evento sísmico ocorreu às 8h58, horário local, com epicentro a 175 km de Sarangani, Filipinas, e a uma profundidade rasa de até 10 quilômetros.
No entanto, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), informou que a magnitude foi 5,0 e o epicentro a uma profundidade de 45 quilômetros. Já o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) informou que o terremoto foi de magnitude 6,2 a uma profundidade de 17 km, a leste das Filipinas.
Nenhum alerta ou aviso de tsunami foi emitido pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico em Honolulu, Havaí.
Fontes: The Nation, GFZ, USGS, BNO