
Para combater declínio o populacional, Japão busca dobrar investimento estrangeiro, com foco em semicondutores, IA e revisão de regras para atrair talentos (ilustrativa/banco de imagens)
O governo do Japão elaborou um plano ambicioso para mais do que dobrar o investimento estrangeiro direto no país até 2030, atingindo ¥120 trilhões (US$840 bilhões).
A meta é atrair empresas estrangeiras para estabelecer fábricas e bases no Japão, enfrentando o desafio de uma população em declínio.
O plano foi compilado na segunda-feira (2) em uma reunião com a presença de altos funcionários ministeriais, incluindo o ministro da Revitalização Econômica, Ryosei Akazawa.
Artigos relacionados
Durante o encontro, Akazawa destacou que o Japão, diante da diminuição populacional, precisa garantir o investimento direto do exterior para assegurar a transição para uma economia orientada ao crescimento.
O governo planeja apoiar investimentos de capital de empresas estrangeiras em setores-chave, como semicondutores e inteligência artificial (IA).
Para atrair negócios estrangeiros ao Japão, também há planos para revisar o status de residente para estrangeiros, o que ajudará a garantir trabalhadores altamente qualificados em TI e em outros setores, especialmente da Índia e de nações do Sudeste Asiático.
Esperam-se resultados dessa revisão até o final do ano fiscal em curso.
Fonte: NHK







