
Diante da instabilidade no Oriente Médio, Japão organiza evacuação de cerca de 1.280 cidadãos no Irã e Israel (Wikimedia Commons/Alan Wilson)
O governo japonês está tomando medidas para manter aeronaves das Forças de Autodefesa em prontidão em um centro da FAJ em Djibouti, no nordeste da África, com o objetivo de evacuar cidadãos japoneses e suas famílias atualmente no Irã ou Israel.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de mil cidadãos japoneses encontram-se em Israel e 280 no Irã. Como os aeroportos em ambos os países foram fechados, o governo realizará operações de evacuação para aqueles que desejam deixar os países por terra.
Sob o plano, aqueles que desejam sair de Israel ou do Irã embarcarão em ônibus nesses países, já nesta quinta-feira (19), em direção a um país vizinho. O objetivo do governo é realizar as evacuações rapidamente enquanto monitoram os desdobramentos nesses países.
Artigos relacionados
Além disso, o governo começou a se preparar para enviar aeronaves da FAJ para possivelmente evacuar pessoas que não consigam sair por terra, caso os aeroportos em Israel ou Irã reabram.
Especificamente, aeronaves de transporte C-2 serão enviadas para Djibouti, ficando em prontidão. O Ministro da Defesa, Gen Nakatani, deve emitir a ordem nesta quinta-feira, após um pedido do Ministro das Relações Exteriores, Takeshi Iwaya.
Fonte: NHK







