
Foto meramente ilustrativa (PM)
Milhares de pacotes de batatas fritas deverão ser recolhidos e descartados, segundo ordem do Centro de Saúde da Cidade de Chiba (província homônima), emitida na segunda-feira (23).
O importador desse produto alimentício é a Shimizu Bussan Holdings, com sede na cidade de Chiba. A ordem é para recolher um total de 120 mil unidades dos pacotes de “Batatas Fritas Levemente Salgadas” (フライドポテト うすしお味), embaladas em pacote de 45 gramas, produzidos na China.
O motivo é que foi encontrado o composto orgânico sintético TBHQ (tert-Butylhydroquinone), proibido no Japão.
Artigos relacionados
Esse composto orgânico, um tipo de fenol, é usado nos produtos alimentícios, para conservação. Embora seja proibido no Japão, em outros países parece ser liberado, desde que usado em pequenas quantidades.

Reprodução da rede Daiso
De acordo com o anúncio, foi detectada 0,0011 grama do desse composto por quilo de batata frita. O centro de saúde afirma que não terá impacto em sua saúde para quem já consumiu.
De acordo com o centro de saúde, a data de validade desses pacotes de batatas fritas é 1.º de janeiro de 2026. Nenhum problema de saúde foi relatado até o momento.
Ao lerem a notícia, os internautas japoneses pesquisaram rapidamente e encontram esses pacotes sendo vendidos na rede Daiso.
国内使用禁止の酸化防止剤が含まれているが検出された「中国製」のフライドポテト。
聞いたことない「フライドポテト」のメーカーだなぁ・・と思って調べたらダイソーで売ってるポテト菓子シリーズ
らしい。
(写真はダイソーHPより) https://t.co/mbQREYGank pic.twitter.com/d0M7YdQ0po— くいだおれ太郎 (@MIC2005) June 23, 2025
Fontes: Yomiuri e X







