Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Insolação e hipertermia: diferenças e como agir se a pessoa apresentar sintomas

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

No Japão, os noticiários falam sobre a hipertermia e não a insolação, quando se trata de medidas preventivas. Mas, é preciso saber a diferença e como agir com a pessoa que está passando mal.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
insolação

Trabalhador com mal-estar (PM)

A hipertermia e a insolação são condições relacionadas ao calor, mas a insolação é uma forma mais grave de hipertermia causada pela exposição excessiva ao sol ou ao calor intenso, mesmo em ambiente interno, com comprometimento do sistema nervoso central. 

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A temperatura corporal sobe para mais de 40°C e os sintomas incluem perda de consciência e cessação da transpiração.

A hipertermia é classificada como leve, moderada ou grave e, à medida que a gravidade aumenta, sintomas como aumento da temperatura corporal, perda de consciência e cessação da transpiração tornam-se mais pronunciados. A insolação é uma forma grave de doença causada pelo calor e representa uma condição com risco de vida.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Hipertermia 

insolacao e hipertermia 3

Foto ilustrativa de homem resfriando o rosto, com ventilador ligado (PM)

A hipertermia em japonês é nettchusho (熱中症). É importante saber a terminologia caso ouça isso do médico. A imprensa japonesa, em geral, sempre recomenda tomar cuidado com hipertermia e raramente usa o termo nesshabyo, que verá abaixo.

  • É um termo geral para o aumento da temperatura corporal acima do normal, devido à falha nos mecanismos de regulação do calor
  • Pode ser causada por exposição a altas temperaturas ambientais, esforço físico intenso em ambientes quentes, ou certas condições médicas 
  • Os sintomas incluem sudorese excessiva, dores de cabeça, tontura, fraqueza, suor abundante, cãibras e, em casos mais graves, confusão, convulsões e perda de consciência. 

Insolação

A tradução para o japonês é nesshabyo (熱射病). Raramente ouvirá nos noticiários japoneses esse termo, pois usa-se mais o necchusho, de forma genérica para expressar as condições relacionadas ao calor ou ao aumento da temperatura corporal.

Mesmo os adultos jovens, se estiverem expostos a condições de muito esforço físico, como atletas e operários de fábrica, em ambiente muito quente, e transpirando excessivamente, correm o risco de ter insolação.

  • É uma forma grave de hipertermia que ocorre quando o corpo não consegue dissipar o calor adequadamente, geralmente devido à exposição prolongada ao sol ou ao calor intenso mesmo dentro de casa ou no trabalho
  • A temperatura corporal sobe para acima de 40ºC
  • Os sintomas incluem perda de consciência, cessação da transpiração, convulsões generalizadas e choque
  • A principal diferença é que a insolação envolve disfunção do sistema nervoso central, manifestando-se como confusão, delírio, convulsões e, em casos extremos, coma. 
  • Pode levar a danos cerebrais e outros órgãos se não for tratada rapidamente 
graus

Infográfico: PM

Em resumo: A insolação é uma condição mais grave que a hipertermia, caracterizada por altas temperaturas corporais e comprometimento neurológico.

Se houver suspeita de hipertermia, é importante, em primeiro lugar, levar a pessoa para um local mais fresco, afrouxar as roupas, melhorar a ventilação e repor líquidos e sal. Além disso, o resfriamento agressivo ajuda muito. Se os sintomas não melhorarem ou a pessoa tiver problemas de consciência, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Por isso, tenha muito cuidado nos dias em que a temperatura sobe acima dos 25ºC e, igualmente nos dias de calor com umidade. 

Mais um tipo de insolação por exposição solar

insolacao e hipertermia 2

Mulher com chapéu de aba larga na praia (PM)

É causada por queimaduras solares e calor da luz solar direta, também chamada por golpe de calor. Em japonês o termo é nisshabyo (日射病). 

Quando a pessoa se movimenta ou trabalha por longos períodos sob o sol quente do verão, ou fica exposta demasiadamente na praia ou no rio, o corpo pode não transpirar ou, mesmo que sue, pode não conseguir esfriar a tempo, causando superaquecimento. Ou seja, a temperatura corporal pode chegar a mais de 40ºC.

O rosto fica vermelho, a respiração fica rápida e a pele fica quente e seca devido à queimadura de sol e não transpira. Ao mesmo tempo, podem ocorrer sintomas como tontura, dor de cabeça e náusea. Em casos graves, a pessoa pode perder a consciência e até morrer.

Para evitar esse tipo de insolação ou golpe de calor, sempre use um chapéu de aba larga. Enrole uma toalha na parte de trás da cabeça e do pescoço para protegê-los da luz solar direta. Se sofre de insolação, deite-se em uma área bem ventilada, como à sombra de uma árvore, com a cabeça elevada e refresque o pescoço e as axilas com uma toalha molhada. 

No caso de atender uma pessoa com suspeita de golpe de calor, mantenha-a resfriada com toalha molhada e gelo. Continue fazendo isso até que a temperatura corporal volte ao normal. 

Também é eficaz oferecer pequenas quantidades de água salgada (de preferência uma bebida esportiva) para repor sal e minerais.

insolacao e hipertermia 1

Itens indispensáveis para levar na bolsa nos dias de verão (PM)

Fontes: MSD Manuals, Mayo Clinic e Mitaka


+ lidas agora

>>

logo