Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão adota medidas para proibir segurar guarda-chuvas ao andar de bicileta

| Sociedade

A Federação de Automóveis do Japão destacou os riscos associados a essa prática, que prejudica visão, estabilidade e equilíbrio.

Ouça a notícia:
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter

A partir de abril de 2026, o Japão proibirá o uso de guarda-chuvas ao pedalar, impondo uma multa de 5 mil ienes aos infratores (ilustrativa/banco de imagens)

A partir de abril de 2026, o Japão proibirá o uso de guarda-chuvas enquanto pedala, de acordo com as revisões da Lei de Trânsito Rodoviário.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Os infratores estarão sujeitos a uma multa de ¥5 mil, medida destinada a solucionar preocupações de segurança durante o período chuvoso, quando essa prática se torna comum.

A Federação de Automóveis do Japão (JAF) destacou os riscos envolvidos, observando que segurar um guarda-chuva ao andar de bicicleta prejudica a visão, desestabiliza a direção e compromete o equilíbrio, aumentando a probabilidade de acidentes.

Um teste da JAF em Shizuoka mostrou que a distância de frenagem de um ciclista se estende em quase um metro quando se utiliza um guarda-chuva, pois os freios exigem ambas as mãos para uma operação eficaz.

Imagens de dashcam mostraram um ciclista segurando um guarda-chuva surgindo entre carros em movimento e colidindo com um veículo em um cruzamento, ilustrando os perigos dessa prática.

Kikuchi Kazunori, da sucursal da JAF em Shizuoka, declarou: “Usar apenas uma mão para frear é extremamente perigoso. Este comportamento deve parar”.

As emendas à Lei de Trânsito Rodoviário do Japão refletem os esforços crescentes para melhorar a segurança dos ciclistas.

A Agência Nacional de Polícia (ANP) reportou 12 mil acidentes relacionados a bicicletas em 2024, com distrações contribuindo significativamente.

As autoridades recomendam o uso de capas de chuva ou suportes de guarda-chuvas montados nas bicicletas para garantir um ciclismo mais seguro durante as condições chuvosas.

Fonte: Japa Daily, News on Japan, FNN


+ lidas agora

> >

Empregos para julho - 2025 no Japão Contratações urgentes, divididas por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Rede de lámen Rairaitei vai fechar todas as lojas um dia para desinfecção

Publicado em 17 de junho de 2025, em Sociedade

A rede de lámen Rairaitei vai fechar as portas de todas a sua cadeia de lojas para um dia de desinfecção.

Rairaitei

Foto de uma das lojas da rede (Wikimedia)

Depois do escândalo causado por um vídeo, sobre uma loja da rede de restaurante de lámen – Rairaitei – onde teriam sido encontradas larvas em uma encomenda entregue ao cliente, este mês, a filial chamada Hamamatsu Saiwai foi fechada temporariamente para a investigação.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Mas, a operadora dessa rede decidiu fechar todas as lojas na quinta-feira (19) para um dia de desinfecção, embora durante as investigações não tenha conseguido identificar as supostas larvas, tampouco a rota da possível contaminação.

Fará isso para não afetar a imagem da marca. A rede Rairaitei é tão popular que mesmo depois desse episódio de possível contaminação, o que viralizou depois que uma pessoa postou um vídeo no X, há tempo de espera no horário do almoço.

Rairaitei não encontra nada na loja alvo do escândalo 

A operadora contratou empresas especializadas para a investigação. O centro de saúde local também fez suas verificações. Mas não foram encontrados insetos ou larvas. Como resultado da investigação, três probabilidades foram levantadas, incluindo a possibilidade de que pequenos insetos (Liriomyza chinensis) que costumam ser encontrados na cebolinha poderiam estar presos às que já foram cortadas, mas nada foi encontrado de fato.  

É uma grande rede, com presença em quase todas as províncias, e estima-se que tenha mais de 250 lojas. Só na província de Shizuoka são 14

Esse vídeo que viralizou logo foi removido pelo próprio usuário, alegando que estava esperando uma resposta da empresa. Embora muitos comentários fossem de apoio ao usuário da conta, muitos outros apontaram que era preciso mais cuidado com esse tipo de post.

Os clientes que não deixaram de ir à loja alvo dessa suposta contaminação disseram para a Shizuoka Life que vão continuar frequentando. 

“Gosto do lámen do Rairaitei e também gosto da equipe atenciosa. Não estou preocupado com o vídeo. Apoio o restaurante”, disse um.

“Se for um restaurante, é possível que entrem insetos. Pretendo continuar frequentando como de costume”, disse outro.

Fontes: Shizuoka Life e Oricon

logo