
Japão mira reduzir mortes por megaterremoto em 80% em 10 anos (Wikimedia Commons/Peka)
O governo japonês pretende estabelecer uma meta de redução do número esperado de mortes em um possível megaterremoto na Fossa de Nankai (Nakai Trough) ao largo da costa do Pacífico do país, em 80% nos próximos 10 anos, a partir da estimativa recente de até 298 mil mortes.
A meta será incluída em um novo plano básico para a promoção de medidas de prevenção de desastres, que deverá ser adotado pelo Conselho Central de Gestão de Desastres do governo no início de julho.
O governo também almeja reduzir pela metade o número esperado de edifícios queimados e destruídos neste possível megaterremoto, atualmente estimado em até 2,35 milhões.
O plano básico relaciona medidas de resposta a emergências sísmicas e metas de mitigação de desastres para os próximos 10 anos.
O governo está atualmente trabalhando para atualizar o plano existente, com base nas estimativas de danos divulgadas em março.
O novo plano deverá solicitar trabalho intensivo no desenvolvimento de abrigos de evacuação e no armazenamento de suprimentos de emergência para prevenir mortes relacionadas a terremotos por causas indiretas.
Fonte: Nippon