
Toneladas de arroz desperdiçadas no Japão em meio à alta dos preços (ilustrativa/banco de imagens)
Apesar de uma escassez contínua de arroz e do aumento dos preços, o Japão desperdiça até 4 toneladas desse grão todos os dias—e isso apenas em uma região do país.
O governo, ciente do problema, está pedindo que varejistas tomem medidas para reduzir o desperdício e utilizem melhor os produtos excedentes de arroz.
A empresa de reciclagem de alimentos Japan Food Ecology Center, localizada em Sagamihara (Kanagawa), coleta alimentos excedentes de cerca de 200 empresas, incluindo supermercados e fábricas de alimentos que abastecem lojas de conveniência na província e na área de Tama, no oeste de Tóquio.
Artigos relacionados
A companhia recebe cerca de 40 toneladas de resíduos todos os dias, principalmente carboidratos, entre eles de 3 a 4 toneladas de arroz.
Parte do arroz cozido é descartado mesmo estando ainda próprio para consumo, segundo a empresa. Todo esse arroz se torna uma “perda de alimentos”.
De acordo com o presidente da empresa, Koichi Takahashi, fábricas de alimentos cozinham mais arroz do que o necessário para evitar falta de estoque caso grandes pedidos sejam feitos. O arroz cozido em excesso frequentemente não é colocado nas prateleiras das lojas.
Os alimentos que não podem ser vendidos são entregues ao Japan Food Ecology Center, que os coloca em recipientes especiais.
A empresa compila dados sobre o desperdício de cada negócio. O conteúdo desses recipientes é então colocado em contêineres maiores de ferro, onde fragmentos de metal e outros objetos estranhos são removidos em uma esteira rolante.
Os resíduos restantes são triturados, esterilizados e fermentados, transformados em alimentação fermentada líquida, e transportados para fazendas de suínos. Os porcos alimentados com esta ração são vendidos como carne suína de marca com carne macia.
No entanto, a quantidade de alimentos coletados e processados pela Japan Food Ecology Center é apenas uma pequena fração do total no Japão.
A maior parte dos alimentos descartados é incinerada pelos municípios locais, coberta pelos contribuintes.
De acordo com os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, o desperdício de alimentos no Japão totalizou cerca de 4,72 milhões de toneladas no ano fiscal de 2022.
Isso corresponde a cerca de 103 gramas diários por pessoa, equivalente a um bolinho de arroz, que normalmente pesa cerca de 110 gramas.
Fonte:







