
Japão vai compartilhará dados de devedores médicos com imigração (ilustrativa/banco de imagens)
O governo japonês está prestes a endurecer as medidas contra contas médicas não pagas por turistas estrangeiros que receberam tratamento durante sua estada, disseram fontes com conhecimento do assunto na quarta-feira (4).
A medida, que será incluída em uma futura política básica anual sobre gestão econômica e fiscal a ser aprovada pelo Gabinete, deverá especificar claramente que o governo irá “revisar a cobertura de seguro para estrangeiros”.
Sob as regras mais estritas, espera-se que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar compartilhe informações sobre visitantes estrangeiros com contas médicas significativas não pagas com a Agência de Serviços de Imigração, permitindo triagens de entrada mais rigorosas.
Artigos relacionados
O governo também está considerando tornar obrigatório o seguro médico privado para visitantes estrangeiros.
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo ministério, cobrindo cerca de 5,5 mil instituições médicas em todo o país, 11.372 visitantes estrangeiros receberam atendimento médico no Japão em setembro de 2024. Destes, 0,8% não conseguiram pagar, deixando débitos não pagos que totalizam aproximadamente ¥61,35 milhão.
Enquanto isso, os estrangeiros registrados como residentes e permanecendo no Japão por mais de três meses são geralmente obrigados a se inscrever no programa de Seguro Nacional de Saúde — um sistema para autônomos e desempregados — se não estiverem cobertos por outra forma de seguro de saúde pública.
Fonte: Japan Today







