Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão prepara nova medida contra alta de preços da gasolina

| Sociedade

Em resposta às tensões no Oriente Médio, o Japão prepara um novo programa de subsídios para conter o aumento dos preços da gasolina, utilizando fundos excedentes.

Ouça a notícia:
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

Para evitar um impacto na vida dos cidadãos, o Japão intensificará subsídios à gasolina (ilustrativa/banco de imagens)

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou na quinta-feira (19) que o governo planeja implementar uma medida adicional no dia 26 de junho para se preparar para um possível aumento nos preços da gasolina, em resposta às tensões crescentes no Oriente Médio devido ao conflito entre Israel e Irã.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Espera-se que o governo utilize fundos excedentes gerados em abril e maio para um programa de subsídios destinado a conter os preços da gasolina.

Ishiba enfatizou sua determinação em manter os preços da gasolina no nível atual, semelhante ao período em que a Rússia começou a invadir a Ucrânia, evitando assim um impacto significativo na vida das pessoas, conforme citado no início de uma reunião dos líderes partidários.

Atualmente, o governo fornece um subsídio fixo de ¥10 por litro de gasolina aos atacadistas de petróleo.

Graças a esse subsídio, o preço médio de venda da gasolina regular tem permanecido abaixo de ¥180 por litro.

Como uma medida preventiva contra um possível aumento nos preços da gasolina, o governo planeja aumentar o valor do subsídio para manter o preço médio em aproximadamente 175 ienes por litro.

Fonte: Nippon


Vamos Comentar?

--

Sexta-feira continua com calor extremo: atenção à insolação

Publicado em 20 de junho de 2025, em Sociedade

O dia anterior foi igualmente de calor extremo, bem acima da média, especialmente na região Tokai.

calor extremo

Foto ilustrativa de ambulância sob sol de verão (NHK)

O solstício de verão começa oficialmente no sábado (21), mas o Japão continua amargando um calor extremo. O sol brilhou forte em ampla área, elevando as temperaturas, especialmente na província de Gifu, na quinta-feira (19).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a área de alta pressão continuou cobrindo uma ampla área e foi anunciado o fim da estação chuvosa na região de Amami (Kagoshima), 10 dias antes da média anual. 

As temperaturas máximas do calor extremo foram:

  • 36,9ºC na cidade de Tajimi (Gifu)
  • 36,7ºC nas cidades de Mino e Ibigawa (Gifu)
  • 36,7ºC na cidade de Kiryu (Gunma)
  • 36,6ºC na cidade de Toyota (Aichi)
  • 36,4ºC na cidade de Gifu (província homônima)
  • 36,3ºC nas cidades de Nagoia (Aichi) e Kofu (Yamanashi)

Nos 900 pontos de medição da temperatura, em 598 foram constatados 30ºC ou mais, sendo que em 56 pontos foram confirmados 35ºC ou acima.

Para sexta-feira (20) a AMJ já declarou alerta de insolação para Shimane, Kumamoto, Kagoshima e Okinawa. Mas, ao longo do dia, esse quadro poderá mudar, portanto, recomenda-se ficar atento às atualizações às 14h e 19h.

Calor extremo: 200 pessoas socorridas com insolação em Tokai e em Tóquio 

Nas 3 províncias da região Tokai, 90 pessoas foram socorridas de ambulância, com insolação. Na província de Gifu, um idoso de 90 anos foi encontrado caído na horta, na cidade de Ikeda, o qual morreu no hospital.

Em Tóquio foram socorridas 100 pessoas, na faixa dos 11 aos 97 anos, sendo que uma está em estado crítico, duas em estado grave e 43 com sintomas moderados.   

Atenção à insolação em mais um dia de calor extremo

As províncias em vermelho sinalizam atenção ao calor, como Aichi, Mie e outras (AMJ)

Em áreas onde o alerta de insolação foi emitido, é preciso ficar atento, não só à temperatura elevada, como ao índice de umidade. Recomenda-se fortemente o uso do ar-condicionado e se estiver fora, sempre busque um local para se refrescar.

É importante fazer pausas frequentes e reabastecer-se com líquidos e sal integral, para evitar risco de danos à saúde.  

Por outro lado, considere cancelar ou adiar o máximo possível exercícios, trabalhos e atividades ao ar livre ou em ambientes fechados sem ar-condicionado. Vale lembrar que com esse calor extremo os exercícios intensos são proibidos. 

Além disso, pergunte sempre aos idosos, pessoas com deficiência e crianças pequenas, que são particularmente vulneráveis ​​ao calor, se estão bem e ofereça água.

O alerta de insolação é uma informação emitida com base no índice de calor, um padrão internacional que indica a suscetibilidade à insolação, levando em consideração fatores como temperatura, umidade e calor radiante. Além desses fatores, é emitido quando a temperatura sobe a 33ºC ou mais.

Fontes: AMJ, NHK, Nagoya TV e Tokai TV

logo