Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Lojas de bentô enfrentam crise econômica no Japão

| Sociedade

Lojas de bentô no Japão sofrem com a inflação e a queda na demanda pós-pandemia, resultando em um aumento nas falências, segundo o Teikoku Databank.

Ouça a notícia:
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter

Custos altos e demanda baixa afetam lojas de bentô no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

As lojas de bentô no Japão estão enfrentando tempos difíceis, sendo duramente afetadas pela inflação e uma economia enfraquecida que resultou em uma situação de estagflação, complicando os negócios até mesmo para os estabelecimentos mais simples.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

De acordo com o Teikoku Databank, 22 lojas de bentô foram à falência de janeiro a maio de 2025, contra 21 no mesmo período do ano anterior.

Em 2024, 52 lojas faliram, o maior número desde que o Teikoku Databank começou a compilar dados em 2000, sendo que este ano pode estabelecer um novo recorde.

O analista Daisuke Iijima, do Teikoku Databank, afirmou: “Muitas lojas de bentô estão lutando para encontrar maneiras de superar esta situação. Parece que elas só podem ser defensivas, simplesmente tentando se manter”.

De acordo com Teikoku Databank, a demanda por bentô caiu após a pandemia, já que mais pessoas trabalham de casa e não precisam mais comprar essas refeições.

O aumento do custo dos ingredientes, especialmente do arroz, tem impacto direto nos provedores de refeições em caixas.

Embora algumas lojas corporativas consigam usar sua escala para conter custos, a falta de alavancagem para as lojas menores as obriga a absorver os aumentos ou repassá-los aos consumidores, tornando necessário o aumento dos preços dos bentôs para se manter.

No entanto, isso não é fácil. “Um obstáculo significativo é a percepção dos consumidores de que bentôs são mais acessíveis do que sair para comer, o que torna o aumento de preços difícil para as lojas”, comentou Iijima.

E, como consequência, é provável que um certo número de lojas menores, sem resiliência financeira suficiente, eventualmente desistam de continuar no negócio, fechando definitivamente suas portas no próximo ano.

Fonte: Japan Times


+ lidas agora

> >

Empregos no Japão julho - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Médico é preso sob suspeita de abusar de mulher durante exame

Publicado em 25 de junho de 2025, em Sociedade

Prisão de médico no Japão levanta debate sobre segurança em consultas. Ele é acusado de abuso e nega as alegações. Polícia apura outras denúncias.

O médico idoso é acusado de apalpar a paciente enquanto usava um estetoscópio (ilustrativa/banco de imagens)

As autoridades em Soka (Saitama) prenderam um médico de 79 anos sob suspeita de abusar de uma mulher na faixa dos 30 durante um exame médico.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Hideyuki Matsumura, o profissional em questão, é acusado de apalpar a paciente enquanto usava um estetoscópio, no dia 17 de outubro do ano passado, conforme relatado pela NTV.

Matsumura estava sozinho com a mulher em uma cabine cercada por divisórias. A polícia afirma que Matsumura negou a acusação, admitindo que pode ter havido um contato, mas que este não foi intencional.

Várias mulheres já apresentaram queixas semelhantes contra Matsumura, conforme revelado pela investigação policial em andamento.

A situação continua a se desenrolar, com mais detalhes aguardados nas próximas etapas do caso.

Fonte: Japan Today

logo