Em resposta às tensões no Oriente Médio, o Japão prepara um novo programa de subsídios para conter o aumento dos preços da gasolina, utilizando fundos excedentes.

Para evitar um impacto na vida dos cidadãos, o Japão intensificará subsídios à gasolina (ilustrativa/banco de imagens)
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou na quinta-feira (19) que o governo planeja implementar uma medida adicional no dia 26 de junho para se preparar para um possível aumento nos preços da gasolina, em resposta às tensões crescentes no Oriente Médio devido ao conflito entre Israel e Irã.
Espera-se que o governo utilize fundos excedentes gerados em abril e maio para um programa de subsídios destinado a conter os preços da gasolina.
Ishiba enfatizou sua determinação em manter os preços da gasolina no nível atual, semelhante ao período em que a Rússia começou a invadir a Ucrânia, evitando assim um impacto significativo na vida das pessoas, conforme citado no início de uma reunião dos líderes partidários.
Atualmente, o governo fornece um subsídio fixo de ¥10 por litro de gasolina aos atacadistas de petróleo.
Graças a esse subsídio, o preço médio de venda da gasolina regular tem permanecido abaixo de ¥180 por litro.
Como uma medida preventiva contra um possível aumento nos preços da gasolina, o governo planeja aumentar o valor do subsídio para manter o preço médio em aproximadamente 175 ienes por litro.
Fonte: Nippon