
Foto meramente ilustrativa (PM)
Foi descoberto que um gato de estimação da província de Ibaraki, com febre alta, teve confirmação da síndrome de febre grave com trombocitopenia (SFTS), uma doença zoonótica transmitida por um vírus através de carrapatos, em maio deste ano.
O gato morreu alguns dias após o início dos sintomas. Até o momento, quase não houve casos de SFTS na região de Kanto, e acredita-se que este seja o primeiro caso confirmado de infecção em animais de estimação.
Isso acendeu um sinal de alerta que pode haver um risco maior de infecção por carrapatos em animais de estimação.
Artigos relacionados
Os sintomas da síndrome de febre grave com trombocitopenia incluem febre, dor de cabeça, vômito e diarreia, e a taxa de mortalidade em humanos é de 30%. Esse tipo de infecção tem mais relatos no oeste do Japão.
De acordo com o governo da província de Ibaraki, o gato em questão era uma fêmea de um ano. Ela ficava dentro de casa e recebia medicação preventiva contra carrapatos, mas depois de escapar temporariamente para fora no final de abril, foi levada a um hospital veterinário com um grande número de carrapatos presos às orelhas.
Em 9 de maio, após a remoção dos carrapatos, o animal foi levado novamente ao hospital com febre alta de 40,9 graus, perda de apetite e vômitos. No dia seguinte, também desenvolveu icterícia.
Um veterinário que suspeitou de SFTS com base nos sintomas fez contato com o governo da província três dias depois. Foi feito o exame no felino e o resultado foi positivo para o vírus, em 15 de maio.
A gata foi cuidada na casa de seu dono em uma gaiola de isolamento, mas morreu no dia 12, segundo informações de segunda-feira (23).
No final de maio, o governo de Ibaraki emitiu um aviso por meio da associação veterinária da província solicitando que os veterinários tomem precauções contra essa infecção. Incluindo este caso, seis gatos e dois cães passaram por um exame, mas somente o felino em questão testou positivo para o vírus.
Nenhum caso de infecção foi confirmado entre donos dos pets ou veterinários.
É preciso tomar cuidado com os gatos e cães de estimação, pois em Mie, um veterinário morreu este mês por contágio do carrapato que tinha no gato que ele tratou.
Fonte:







