Ministro da agricultura do Japão promete reduzir preços do arroz
Ministro da Agricultura do Japão busca reduzir preços do arroz para evitar queda no consumo. Produtores pedem mudanças nas políticas agrícolas e revisão das estatísticas.

Governo japonês busca equilibrar preço do arroz para produtores e consumidores (ilustrativa/banco de imagens)
O ministro da Agricultura do Japão, Shinjiro Koizumi, comprometeu-se a reduzir os preços do arroz para garantir que os consumidores não afastem-se deste alimento essencial no país.
Koizumi se reuniu com produtores de arroz no domingo (15) em Minamisoma (Fukushima).
Alguns agricultores apelaram por uma mudança profunda nas políticas agrícolas do Japão. O presidente do JA Fukushima Chuou-kai, uma cooperativa agrícola local, instou Koizumi a alcançar um preço que agradasse tanto produtores quanto consumidores.
Artigos relacionados
Koizumi respondeu que é urgente conter os preços em ascensão antes de guiá-los a um nível adequado, assegurando que não haverá uma mudança no consumo de arroz.
Ele destacou que o governo fará todo o possível para baixar os preços do arroz, considerando também os interesses dos agricultores.
Koizumi foi questionado sobre se as estatísticas governamentais referentes à qualidade e produtividade do arroz refletem a realidade. Ele afirmou ter ouvido tais queixas de todo o país e garantiu aos participantes que o governo está trabalhando para corrigir a situação.
Fonte: NHK







