
Governo japonês busca equilibrar preço do arroz para produtores e consumidores (ilustrativa/banco de imagens)
O ministro da Agricultura do Japão, Shinjiro Koizumi, comprometeu-se a reduzir os preços do arroz para garantir que os consumidores não afastem-se deste alimento essencial no país.
Koizumi se reuniu com produtores de arroz no domingo (15) em Minamisoma (Fukushima).
Alguns agricultores apelaram por uma mudança profunda nas políticas agrícolas do Japão. O presidente do JA Fukushima Chuou-kai, uma cooperativa agrícola local, instou Koizumi a alcançar um preço que agradasse tanto produtores quanto consumidores.
Koizumi respondeu que é urgente conter os preços em ascensão antes de guiá-los a um nível adequado, assegurando que não haverá uma mudança no consumo de arroz.
Ele destacou que o governo fará todo o possível para baixar os preços do arroz, considerando também os interesses dos agricultores.
Koizumi foi questionado sobre se as estatísticas governamentais referentes à qualidade e produtividade do arroz refletem a realidade. Ele afirmou ter ouvido tais queixas de todo o país e garantiu aos participantes que o governo está trabalhando para corrigir a situação.
Fonte: NHK