
CDC investiga morte de idosa no Texas causada por ameba ‘comedora de cérebro’ (ilustrativa/banco de imagens)
Uma mulher idosa do Texas, nos Estados Unidos, morreu após contrair uma ameba “comedora de cérebro” ao fazer lavagem nasal, conforme divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Em 29 de maio, o CDC relatou o caso de uma mulher de 71 anos, anteriormente saudável, que desenvolveu “sintomas neurológicos severos” após usar um dispositivo de lavagem nasal com água não fervida proveniente do sistema de água de um veículo recreacional em um camping no Texas.
A mulher apresentou “febre, dor de cabeça e alteração no estado mental” dentro de 4 dias após o uso do dispositivo.
Artigos relacionados
Profissionais médicos suspeitaram de uma infecção por meningoencefalite amebiana primária, ou PAM. Ela foi tratada para PAM, mas desenvolveu convulsões e morreu 8 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, relatou o CDC.
O PAM é uma infecção cerebral muito rara, mas quase sempre fatal, causada pela ameba conhecida como Naegleria fowleri.
O uso de água da torneira para lavagem nasal é um fator de risco para o PAM. Este tipo de infecção costuma atingir menos de 10 pessoas por ano nos EUA, mas quase todos os infectados morrem.
Das 164 pessoas conhecidas que foram infectadas pelo PAM nos EUA entre 1962 e 2023, apenas quatro sobreviveram.
O CDC confirmou que a Naegleria fowleri foi encontrada no líquido cerebrospinal da mulher. Embora a ameba não tenha sido encontrada na água do veículo recreacional, a água foi “inadequadamente desinfetada”, de acordo com o CDC.
A Naegleria fowleri prospera em águas doces mornas, como lagos, rios e fontes termais, portanto, é importante tomar algumas medidas para reduzir o risco de exposição.
Fonte: The Independent







