Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mundo do beisebol do Japão em luto com a morte do Mister Pro Yakyu

| Sociedade

O diretor vitalício do Giants, Shigeo Nagashima, faleceu no hospital na manhã de terça-feira, deixando o mundo do beisebol em luto.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
beisebol

Mister Pro Yakyu, uma lenda no Japão (NHK)

Shigeo Nagashima, também conhecido como Mister Pro Yakyu, diretor vitalício do clube de beisebol profissional Yomiuri Giants, morreu de pneumonia às 6h39 de terça-feira (3) em um hospital em Tóquio, aos 89 anos.  

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Quem é fã de beisebol conhece Nagashima, que atuou e brilhou no Giants. É uma lenda desse esporte, com uma vida toda dedicada a ele.

Nascido em 1936 na cidade de Usui (Chiba), hoje cidade de Sakura, foi  para a Universidade Rikkyo, vindo da Sakura First High School (hoje Sakura High School), e no outono de 1957, na Tokyo Big Six League, estabeleceu um novo recorde de 8 home runs. Quebrou o recorde da época para a Big Six.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Nakajima ingressou no Yomiuri Giants em 1958 e ganhou a dupla coroa de títulos de RBI e home run, sendo premiado como Novato do Ano. No ano seguinte, em 1959, rebateu um walk-off home run no primeiro jogo assistido pelo Imperador, e seu espírito competitivo inigualável desencadeou um boom.

Sua dupla com Sadaharu Oh (de Taiwan) ficou conhecida como “ON“, e foram jogadores importantes na série V9 da equipe, que começou em 1965, construindo a era de ouro do time.

dupla

Dupla ON, de Oh e Nakajima (arquivo da NHK)

O número 3 foi aposentado no Giants. Em 1974, no Estádio Korakuen, ele disse as famosas palavras: “Nossos Giants serão imortais para sempre”, e se despediu de sua carreira de 17 anos como jogador ativo de beisebol.

Ao mesmo tempo, ele se tornou técnico dos Giants e os levou a dois campeonatos da liga. Ele retornou como técnico dos Giants em 1993. Venceram a liga três vezes e foram coroados os melhores do Japão em 1994 e 2000. Mister Pro Yakyu se aposentou em 2001 e se tornou diretor honorário vitalício.

Em 2003, ele atuou como técnico da seleção japonesa de beisebol durante as eliminatórias asiáticas para as Olimpíadas de Atenas e liderou a equipe nas rodadas classificatórias, mas em março de 2004 sofreu um infarto cerebral e foi forçado a desistir de treinar nas Olimpíadas. Mesmo assim, ele trabalhou duro em sua reabilitação, estabeleceu uma meta para si mesmo de “correr novamente” e se esforçou para se recuperar.

Em 2013, ele recebeu o Prêmio de Honra do Povo junto com Hideki Matsui, tendo sido seu ex-técnico nos Giants. Nas Olimpíadas de Tóquio de 2021, ele atuou como corredor do revezamento da tocha junto com Oh e Matsui e, no outono do mesmo ano, foi a primeira pessoa no mundo do beisebol a receber a Ordem da Cultura.

lendario

Falecido Shinzo Abe entre Matsui e Nakajima (NHK)

Fontes: Yomiuri, FNN e NHK


+ lidas agora

>>

logo