
Logo da estatal (reprodução)
A estatal do Japão – NHK – de serviço de rádio e tevê, informou seus resultados financeiros do ano fiscal de 2024 na terça-feira (24), registrando seu segundo ano de prejuízos.
A receita comercial da NHK, que corresponde ao total de vendas das empresas em geral, diminuiu em 40,6 bilhões de ienes em relação ao ano anterior, para 612,5 bilhões de ienes.
As despesas comerciais também diminuíram em 9,3 bilhões de ienes, para 657,4 bilhões de ienes, mas o período contábil final terminou com um déficit de 44,9 bilhões de ienes.
Este foi o segundo ano consecutivo de perdas da NHK, e o déficit teve que ser compensado com fundos de reserva.
Devido ao impacto de uma redução de 10% nas taxas de recepção em outubro de 2023, a receita delas, que representa a maior parte do faturamento operacional, caiu 42,6 bilhões de ienes para 590,1 bilhões de ienes, a maior queda de todos os tempos.
O número total de contratos foi de 40,67 milhões, uma redução de 400 mil unidades em relação ao final do ano fiscal anterior.
O número de contas não pagas pelos assinantes das taxas de recepção da NHK aumentou em 80 mil. Os pagamentos das famílias diminuíram 1 ponto percentual, para 77,3%. A queda foi em todas as províncias, exceto em Kochi.
Fontes: Yomiuri e Chunichi