
Novo Nissan Leaf: bateria potente garante maior autonomia (divulgação)
A Nissan Motor anunciou na terça-feira (17) que introduzirá uma nova versão do seu veículo elétrico (VE) Leaf, com autonomia ampliada e maior poder de carregamento, na América do Norte durante o outono, seguido pelo Japão ainda este ano e Europa no próximo.
Lançado em 2010 como o primeiro VE produzido em massa do mundo, a Nissan agora busca, com a terceira geração do Leaf, reforçar sua posição em um mercado que se tornou cada vez mais competitivo devido ao crescimento da Tesla dos Estados Unidos e BYD da China.
“Esperamos que ele se torne o modelo padrão no futuro”, afirmou Keiji Endo, especialista-chefe de produtos da Nissan, durante uma coletiva de imprensa, expressando esperança ao ver o Leaf como uma alternativa viável para compradores de veículos a gasolina ou híbridos. “Isso simboliza o forte compromisso da Nissan em atingir a neutralidade de carbono até 2050.”
Para enfrentar as preocupações dos consumidores sobre a autonomia e as necessidades de carregamento dos veículos totalmente elétricos, a nova bateria do modelo tem capacidade de 75 kilowatt-horas, um aumento de pelo menos 25% em relação à versão atual, conforme a Nissan informou.
A terceira maior montadora do Japão por volume declarou que a bateria mais potente, também com velocidade de carregamento aprimorada, concede ao novo Leaf uma autonomia de 487,6Km nos Estados Unidos, superior aos 340km do modelo atual.
O novo Leaf será montado na planta de Tochigi, no Japão, e em uma instalação em Sunderland, no nordeste da Inglaterra.
Para o mercado dos EUA, os veículos serão enviados a partir de Tochigi.
Os preços serão divulgados cerca de um mês antes do início das vendas nas respectivas regiões, informou a Nissan.
Fonte: Japan Today