
Aeronave chinesa que fez manobras perigosas contra o avião de patrulha do Japão (MOD via NHK)
Um caça da China fez manobras ousadas contra uma aeronave de patrulha da Força de Autodefesa Marítima do Japão que sobrevoava o Oceano Pacífico, informou o Ministério da Defesa do Japão (MOD) na quarta-feira (11).
Além do Japão ter expressado sérias preocupações à China, solicitou veementemente que o incidente não se repetisse. Os Estados Unidos também se manifestaram dizendo que “a abordagem incomum poderia desencadear um confronto acidental” e instaram a China a tomar medidas para evitar que isso se repita.
De acordo com o MOD, uma aeronave de patrulha P3C da Força de Autodefesa Marítima do Japão que realizava vigilância sobre o Oceano Pacífico ao redor do Japão nos dias 7 e 8 deste mês foi rastreada por um caça chinês J-15.
Artigos relacionados
O caça era uma aeronave baseada no porta-aviões Shandong da Marinha Chinesa, e o tempo de rastreamento foi de aproximadamente 40 minutos no dia 7 e aproximadamente 80 minutos no dia 8.
Em ambos os dias, o caça chegou a cerca de 45 metros do alvo e, no dia seguinte (8), um caça cruzou aproximadamente 900 metros à frente da aeronave de patrulha.
Foi confirmado que o Shandong navegava em águas aproximadamente 550 km a sudeste da ilha e cidade de Miyako (Okinawa), na tarde de 7 deste mês. No dia 9, estava navegando dentro da zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão, ao norte de Okinotorishima, nas Ilhas Ogasawara.
Não foram relatados ferimentos à tripulação ou à aeronave de patrulha durante o voo, mas poderia ter provocado uma colisão.
Em maio e junho de 2014, caças militares chineses voaram de forma anormal perto de aeronaves da Força de Autodefesa em voos de vigilância sobre o Mar da China Oriental, levando o governo japonês a protestar contra a China.
Caça chinês equipado com mísseis?

Na foto ampliada se vê um míssil sob o avião da China (MOD via NHK)
O MOD divulgou duas fotos mostrando uma aeronave de patrulha P3C da Força de Autodefesa Marítima do Japão sendo rastreada por um caça chinês J-15 no dia 8 deste mês.
Em uma foto tirada da frente do caça, se vê algo que parece ser um míssil preso sob a asa esquerda.
Segundo o MOD, o que parece ser um míssil também foi avistado durante um voo no dia anterior, 7.
A outra foto foi tirada do lado esquerdo da aeronave de patrulha, mostrando o caça voando muito perto da aeronave de patrulha, aproximadamente na mesma altitude.
De acordo com o MOD, quando o caça cruzou aproximadamente 900 metros na frente da aeronave de patrulha no dia 8, voou da esquerda para a direita da aeronave de patrulha, fazendo manobras ousadas.

Avião militar da China faz aproximação inconcebível à aeronave de patrulha do Japão (MOD via NHK)
Fonte: NHK







