
PDC do Japão quer imposto zero em alimentos a partir de abril (ilustrativa/banco de imagens)
O principal partido de oposição, o Partido Democrático Constitucional (PDC) do Japão, divulgou na terça-feira (10) suas promessas de política para a eleição da Câmara dos Conselheiros deste verão, comprometendo-se a reduzir a taxa do imposto sobre o consumo de itens alimentares para zero a partir de abril próximo.
Nas promessas políticas para a eleição da câmara alta da Dieta, o parlamento do Japão, o PDC também incluiu um programa de benefícios para fornecer ¥20 mil por pessoa em subsídio alimentar como medida provisória até que o imposto sobre o consumo de alimentos seja eliminado.
“O governo não tomou nenhuma ação para enfrentar os preços em alta”, disse Yoshihiko Noda, chefe do PDC, em uma coletiva de imprensa, acrescentando que as contramedidas para a inflação serão a maior questão na eleição da Câmara Alta.
O PDC pede a remoção do imposto sobre consumo de alimentos por até dois anos, com o objetivo de implementar a medida o quanto antes como uma ação de transição até que seja introduzido um programa de crédito fiscal reembolsável.
O partido planeja financiar essas medidas aproveitando os fundos estatais e utilizando os excedentes na conta especial de fundos de câmbio estrangeiro do governo.
Fonte: Nippon