
A poluição por plásticos deverá triplicar até 2040, adicionando entre 23 e 37 milhões de toneladas métricas de resíduos aos oceanos mundialmente a cada ano. (ilustrativa/banco de imagens)
Cientistas no Japão desenvolveram um plástico que se dissolve na água do mar dentro de horas, oferecendo uma solução potencial para um problema moderno que polui os oceanos e prejudica a vida selvagem.
Pesquisadores do RIKEN Center for Emergent Matter Science e da Universidade de Tóquio afirmam que seu novo material se dissolve muito mais rapidamente do que os plásticos biodegradáveis convencionais e não deixa qualquer resíduo.
No laboratório da cidade de Wako (Saitama), a equipe exibiu um pequeno pedaço de plástico desaparecendo em um recipiente com água salgada, após ser agitado por cerca de uma hora.
Artigos relacionados
Embora a equipe ainda não tenha detalhes sobre planos de comercialização, Takuzo Aida, líder do projeto, declarou que sua pesquisa atraiu interesse significativo, especialmente do setor de embalagens.
O esforço para desenvolver soluções inovadoras para a crescente crise de resíduos plásticos tem sido uma corrida mundial, impulsionada por campanhas de conscientização como o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a poluição por plásticos deverá triplicar até 2040, adicionando entre 23 e 37 milhões de toneladas métricas de resíduos aos oceanos mundialmente a cada ano.
Fonte: Business Line







