
Cena do mar das ilhas ao sul do Japão (JNN)
Mais de 150 terremotos sequenciais aconteceram na costa das Ilhas Tokara, no Japão, desde a manhã de sábado (21), observados até as 4h de segunda-feira (23), segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Embora os abalos não tenham sido de grande magnitude, no máximo de 5,2 e a uma profundidade relativamente rasa, com intensidade máxima tem sido 4, a AMJ está pedindo vigilância contra futuras atividades sísmicas.
De acordo com a AMJ os tremores vêm ocorrendo desde pouco depois das 8h de sábado. Nenhum desses terremotos causou tsunami.
“Já houve uma série de terremotos (mais fortes) na costa das Ilhas Tokara no passado, então, fiquem atentos a futuras atividades sísmicas, pois estão acontecendo dentro da placa terrestre”, apelou o Observatório de Meteorologia local.
As Ilhas Tokara são um arquipélago das Ilhas Nansei e são administradas pela província de Kagoshima. A maioria delas é habitada.

À esq. um terremoto de magnitude 4,4 ocorrido às 3h32 de segunda-feira (Yahoo!) e à dir. ilustração gráfica das ilhas (Wikipedia)
Fontes: AMJ, JNN, Yahoo! e Minami Nippon Shimbun