Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Preocupantes terremotos sequenciais nas Ilhas Tokara, no Japão

| Tempo

As Ilhas Tokara estão sob tensão com a sequência de terremotos desde sábado.

Ouça a notícia:
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

Cena do mar das ilhas ao sul do Japão (JNN)

Mais de 150 terremotos sequenciais aconteceram na costa das Ilhas Tokara, no Japão, desde a manhã de sábado (21), observados até as 4h de segunda-feira (23), segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Embora os abalos não tenham sido de grande magnitude, no máximo de 5,2 e a uma profundidade relativamente rasa, com intensidade máxima tem sido 4, a AMJ está pedindo vigilância contra futuras atividades sísmicas. 

De acordo com a AMJ os tremores vêm ocorrendo desde pouco depois das 8h de sábado. Nenhum desses terremotos causou tsunami. 

“Já houve uma série de terremotos (mais fortes) na costa das Ilhas Tokara no passado, então, fiquem atentos a futuras atividades sísmicas, pois estão acontecendo dentro da placa terrestre”, apelou o Observatório de Meteorologia local.

As Ilhas Tokara são um arquipélago das Ilhas Nansei e são administradas pela província de Kagoshima. A maioria delas é habitada.

À esq. um terremoto de magnitude 4,4 ocorrido às 3h32 de segunda-feira (Yahoo!) e à dir. ilustração gráfica das ilhas (Wikipedia)

Fontes: AMJ, JNN, Yahoo! e Minami Nippon Shimbun


+ lidas agora

> >

Empregos no Japão julho - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Monte Shinmoe entra em erupção no sudoeste do Japão

Publicado em 23 de junho de 2025, em Tempo

Após longo período de inatividade, o Monte Shinmoe voltou a entrar em erupção. Autoridades mantêm o nível de alerta 2, com riscos de queda de rochas e fluxos piroclásticos.

Erupção do Monte Shinmoe gera alerta de cinzas e rochas (NHK)

O Monte Shinmoe, localizado na cadeia de montanhas Kirishima que faz fronteira entre as províncias de Kagoshima e Miyazaki, no sudoeste do Japão, entrou em erupção no fim da tarde de domingo (22). Há 7 anos que o monte não entrava em erupção.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O Escritório Meteorológico de Kagoshima informou que uma erupção ocorreu por volta das 16h37, enviando uma pluma vulcânica a mais de 500m de altura.

A pluma aparentemente se deslocou para o lado de Miyazaki, porém não há confirmação se inclui rochas vulcânicas.

De acordo com os oficiais, os moradores da cidade de Takaharu (Miyazaki) relataram queda de cinzas vulcânicas e uma câmera de segurança em Kobayashi capturou o momento da erupção.

No mês passado, a Agência Meteorológica do Japão havia reduzido o nível de alerta vulcânico para o Monte Shinmoe de 3 para 2, numa escala de 5 níveis.

Após a última erupção, as autoridades decidiram manter o alerta no nível 2, alertando que grandes rochas vulcânicas podem cair num raio de 2Km a partir da cratera e que fluxos piroclásticos podem ocorrer num raio de 1Km.

Foi também recomendado que as pessoas em áreas sob o vento permanecessem atentas à possibilidade de queda de cinzas e pequenas rochas.

Movimentos no solo continuam a sugerir que o monte está se expandindo, à medida que os terremotos vulcânicos aumentaram consideravelmente no domingo.

As erupções de magma do monte em 2011 emitiram grandes quantidades de rochas leves e cinzas, e as vibrações do ar causadas pela explosão resultaram em danos.

Fonte: NHK

logo