Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Rede Lopia enfrenta inspeção no local por suspeita de abuso de posição

| Economia

A empresa Lopia, uma rede de supermercados de baixo custo, está enfrentando uma inspeção in loco por suspeita de práticas comerciais ilegais.

Ouça a notícia:
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão
Lopia

Placa do supermercado de baixo custo (JNN)

A Comissão de Comércio Justo do Japão entrou na matriz da grande rede de supermercados Lopia, com sede na cidade de Kawasaki (Kanagawa), para uma inspeção no local, sob suspeita de violação da Lei Antimonopólio.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Na manhã de segunda-feira (16), a Comissão de Comércio Justo iniciou uma investigação pela suspeita de práticas comerciais desleais, pois a rede teria ordenado os fornecedores a enviar funcionários às lojas gratuitamente para ajudar nos preparativos de cada inauguração.

Nos últimos anos, a rede Lopia expandiu rapidamente o número de lojas, principalmente na área metropolitana de Tóquio. A Comissão de Comércio Justo está investigando o caso, alegando que a empresa abusou de sua posição comercial vantajosa para causar danos aos seus fornecedores.

Segundo fontes, a rede Lopia é suspeita de fazer com que fornecedores enviassem seus funcionários antes de cada inauguração ou antes da reabertura das já existentes, depois das reformas, desde 2022. Assim, os funcionários desses fornecedores teriam ajudado a organizar a exposição dos produtos e a abastecer o estoque após a abertura.

A Lei Antimonopólio proíbe ações como essa com os parceiros comerciais, usando os funcionários com trabalho gratuito que beneficie apenas os próprios interesses, como um “abuso de posição dominante de barganha”. Alguns fornecedores da Lopia, que a tem como cliente, parecem não ter conseguido recusar os pedidos da poderosa empresa para enviar seus funcionários.

A empresa Lopia cresceu rapidamente como uma rede de supermercados de baixo preço, principalmente na área metropolitana e atualmente opera 118 lojas em 19 províncias. Em particular, desde setembro de 2022, a empresa abriu aproximadamente 50 novas lojas.

De acordo com uma empresa de pesquisa privada, as vendas para o ano fiscal encerrado em fevereiro de 2024 deverão totalizar aproximadamente 327 bilhões de ienes.

Fontes: Yomiuri e JNN


+ lidas agora

> >

Empregos para julho - 2025 no Japão Contratações urgentes, divididas por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Pesquisadores japoneses desenvolvem ‘papel transparente’ como alternativa aos plásticos

Publicado em 16 de junho de 2025, em Sociedade

Pesquisadores japoneses criaram um papel transparente biodegradável feito de celulose vegetal. O material, resistente como o policarbonato, decompõe-se em água e CO2, sendo alternativa promissora ao plástico.

Inovação japonesa: papel transparente que se decompõe no oceano (YouTube/ANN)

Pesquisadores da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinhas e Terrestres (JAMSTEC) e outras entidades desenvolveram folhas espessas de “papel transparente” usando celulose, um material proveniente de biomassa vegetal.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Este papel transparente pode ser decomposto por micróbios em água e dióxido de carbono, representando uma solução inovadora para substituir plásticos, fonte de poluição nos oceanos.

Para produzir essas folhas de papel, a equipe utilizou pó de celulose feito de fibras presentes na superfície de sementes de algodão.

Tão resistente quanto o policarbonato

Eles dissolveram o pó em uma solução de água e brometo de lítio, aquecendo até que se transformasse em gel, momento em que o material foi moldado e seco. Ao moldar o material em copos e canudos, descobriram que ele era tão resistente quanto o policarbonato, um tipo de plástico.

As folhas de papel tornam-se transparentes devido ao empacotamento denso de fibras em escala nanométrica (um bilionésimo de metro). A alta concentração dessas fibras permite que a luz passe diretamente através das folhas sem experimentar difusão.

Mesmo uma folha de papel transparente de 0,7 milímetros de espessura permanece flexível, e a paisagem a 100 metros de distância pode ser claramente vista através dela.

Folhas de papel foram em sua maioria dissolvidas em quatro meses

Pressupondo que as folhas de papel irão parar no oceano, a equipe testou a biodegradabilidade do material. Eles afundaram as folhas no oceano e verificaram se os micróbios eram capazes de dissolvê-las.

Os resultados mostraram que quanto mais profundo estava o local sob o mar, mais lenta era a progressão da dissolução, uma vez que há menos micróbios nas maiores profundidades. No entanto, as folhas de papel foram em sua maioria dissolvidas em quatro meses, mesmo a 757 metros abaixo da superfície.

Até agora, embalagens de papel têm sido as alternativas mais comuns aos recipientes plásticos. Contudo, especialistas de mercado apontam que consumidores hesitam em comprar produtos em embalagens de papel por não conseguirem ver o conteúdo.

O papel transparente poderia resolver esse problema, mas para isso são necessárias fábricas com tecnologia para produzi-lo em larga escala.

Fonte: Yomiuri

logo