
Segredos do Santuário Motonosumi: lenda, sorte e torii (PM)
O Santuário Motonosumi (Motonosumi Jinja), localizado na costa de Yamaguchi é um destino verdadeiramente espetacular e único, famoso por sua beleza cênica e características peculiares.
Um Corredor de Torii Vermelhos à Beira-Mar
A característica mais marcante do Motonosumi é a sua impressionante fileira de 123 portais (torii) vermelhos-vivos que serpenteiam por um penhasco verdejante até encontrar o azul intenso do Mar do Japão.
Esta visão espetacular, muitas vezes destacada em listas de lugares mais bonitos do Japão (inclusive pela CNN Travel), cria um contraste visual deslumbrante e uma atmosfera quase etérea.
A construção desses portões levou mais de uma década para ser concluída, a partir de 1987.

Fundado em 1955, atrai visitantes em busca de sorte e oferece paisagens deslumbrantes (PM)
Origem e Significado
O santuário foi fundado em 1955, supostamente por intervenção divina de um espírito de raposa branca (Inari Okami), que apareceu para um pescador local.
Acredita-se que o santuário traz sorte em várias áreas, incluindo prosperidade nos negócios, fartura na pesca, segurança no mar, casamentos, fertilidade, boa sorte geral, segurança no trânsito e sucesso acadêmico.
As raposas são consideradas mensageiras de Inari no xintoísmo.

O Santuário Motonosumi, em Yamaguchi, encanta com seus 123 torii vermelhos à beira-mar (PM)
A caixa de ofertas inusitada
Um dos aspectos mais divertidos e desafiadores do Motonosumi Shrine é sua caixa de oferendas (saisenbako). Ao contrário da maioria dos santuários, onde a caixa está no chão, aqui ela está posicionada no topo do maior portão torii, a cerca de 6 metros de altura.
Acredita-se que, se você conseguir acertar uma moeda na caixa, seu desejo será realizado. É uma experiência que costuma render muitas risadas e tentativas!

A caixa está posicionada no topo do maior portão torii, a cerca de 6m de altura (PM)
Outros Destaques Naturais
Além dos torii, o santuário oferece outras belezas naturais, como o Ryugu no Shiofuki (Geyser do Palácio do Dragão), uma formação rochosa natural onde a água do mar jorra em meio às ondas. Em dias de inverno, com as condições certas, é possível até ver um arco-íris se formando no spray.
Acessibilidade
Devido à sua localização remota em Nagato o Motonosumi Shrine é melhor acessado de carro ou táxi, já que não há transporte público direto para o local.
É um pouco afastado dos grandes centros urbanos, mas a jornada vale a pena pela singularidade e beleza do lugar.

Localizado em Nagato, o Santuário Motonosumi se destaca por sua fileira de torii que leva ao Mar do Japão (PM)
O Motonosumi Shrine oferece uma experiência memorável que combina espiritualidade, paisagens deslumbrantes e um toque de diversão, tornando-o um destino imperdível para quem visita a região de Yamaguchi.
Que tal colocar esse lugar em sua lista de viagens no Japão?