
Foto ilustrativa de ambulância sob sol de verão (NHK)
O solstício de verão começa oficialmente no sábado (21), mas o Japão continua amargando um calor extremo. O sol brilhou forte em ampla área, elevando as temperaturas, especialmente na província de Gifu, na quinta-feira (19).
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a área de alta pressão continuou cobrindo uma ampla área e foi anunciado o fim da estação chuvosa na região de Amami (Kagoshima), 10 dias antes da média anual.
As temperaturas máximas do calor extremo foram:
- 36,9ºC na cidade de Tajimi (Gifu)
- 36,7ºC nas cidades de Mino e Ibigawa (Gifu)
- 36,7ºC na cidade de Kiryu (Gunma)
- 36,6ºC na cidade de Toyota (Aichi)
- 36,4ºC na cidade de Gifu (província homônima)
- 36,3ºC nas cidades de Nagoia (Aichi) e Kofu (Yamanashi)
Nos 900 pontos de medição da temperatura, em 598 foram constatados 30ºC ou mais, sendo que em 56 pontos foram confirmados 35ºC ou acima.
Para sexta-feira (20) a AMJ já declarou alerta de insolação para Shimane, Kumamoto, Kagoshima e Okinawa. Mas, ao longo do dia, esse quadro poderá mudar, portanto, recomenda-se ficar atento às atualizações às 14h e 19h.
Calor extremo: 200 pessoas socorridas com insolação em Tokai e em Tóquio
Nas 3 províncias da região Tokai, 90 pessoas foram socorridas de ambulância, com insolação. Na província de Gifu, um idoso de 90 anos foi encontrado caído na horta, na cidade de Ikeda, o qual morreu no hospital.
Em Tóquio foram socorridas 100 pessoas, na faixa dos 11 aos 97 anos, sendo que uma está em estado crítico, duas em estado grave e 43 com sintomas moderados.
Atenção à insolação em mais um dia de calor extremo

As províncias em vermelho sinalizam atenção ao calor, como Aichi, Mie e outras (AMJ)
Em áreas onde o alerta de insolação foi emitido, é preciso ficar atento, não só à temperatura elevada, como ao índice de umidade. Recomenda-se fortemente o uso do ar-condicionado e se estiver fora, sempre busque um local para se refrescar.
É importante fazer pausas frequentes e reabastecer-se com líquidos e sal integral, para evitar risco de danos à saúde.
Por outro lado, considere cancelar ou adiar o máximo possível exercícios, trabalhos e atividades ao ar livre ou em ambientes fechados sem ar-condicionado. Vale lembrar que com esse calor extremo os exercícios intensos são proibidos.
Além disso, pergunte sempre aos idosos, pessoas com deficiência e crianças pequenas, que são particularmente vulneráveis ao calor, se estão bem e ofereça água.
O alerta de insolação é uma informação emitida com base no índice de calor, um padrão internacional que indica a suscetibilidade à insolação, levando em consideração fatores como temperatura, umidade e calor radiante. Além desses fatores, é emitido quando a temperatura sobe a 33ºC ou mais.
Fontes: AMJ, NHK, Nagoya TV e Tokai TV