Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Sexta-feira continua com calor extremo: atenção à insolação

| Sociedade

O dia anterior foi igualmente de calor extremo, bem acima da média, especialmente na região Tokai.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - AlfainterKumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Konishi Sangyo - Empregos no Japão
calor extremo

Foto ilustrativa de ambulância sob sol de verão (NHK)

O solstício de verão começa oficialmente no sábado (21), mas o Japão continua amargando um calor extremo. O sol brilhou forte em ampla área, elevando as temperaturas, especialmente na província de Gifu, na quinta-feira (19).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a área de alta pressão continuou cobrindo uma ampla área e foi anunciado o fim da estação chuvosa na região de Amami (Kagoshima), 10 dias antes da média anual. 

As temperaturas máximas do calor extremo foram:

  • 36,9ºC na cidade de Tajimi (Gifu)
  • 36,7ºC nas cidades de Mino e Ibigawa (Gifu)
  • 36,7ºC na cidade de Kiryu (Gunma)
  • 36,6ºC na cidade de Toyota (Aichi)
  • 36,4ºC na cidade de Gifu (província homônima)
  • 36,3ºC nas cidades de Nagoia (Aichi) e Kofu (Yamanashi)

Nos 900 pontos de medição da temperatura, em 598 foram constatados 30ºC ou mais, sendo que em 56 pontos foram confirmados 35ºC ou acima.

Para sexta-feira (20) a AMJ já declarou alerta de insolação para Shimane, Kumamoto, Kagoshima e Okinawa. Mas, ao longo do dia, esse quadro poderá mudar, portanto, recomenda-se ficar atento às atualizações às 14h e 19h.

Calor extremo: 200 pessoas socorridas com insolação em Tokai e em Tóquio 

Nas 3 províncias da região Tokai, 90 pessoas foram socorridas de ambulância, com insolação. Na província de Gifu, um idoso de 90 anos foi encontrado caído na horta, na cidade de Ikeda, o qual morreu no hospital.

Em Tóquio foram socorridas 100 pessoas, na faixa dos 11 aos 97 anos, sendo que uma está em estado crítico, duas em estado grave e 43 com sintomas moderados.   

Atenção à insolação em mais um dia de calor extremo

As províncias em vermelho sinalizam atenção ao calor, como Aichi, Mie e outras (AMJ)

Em áreas onde o alerta de insolação foi emitido, é preciso ficar atento, não só à temperatura elevada, como ao índice de umidade. Recomenda-se fortemente o uso do ar-condicionado e se estiver fora, sempre busque um local para se refrescar.

É importante fazer pausas frequentes e reabastecer-se com líquidos e sal integral, para evitar risco de danos à saúde.  

Por outro lado, considere cancelar ou adiar o máximo possível exercícios, trabalhos e atividades ao ar livre ou em ambientes fechados sem ar-condicionado. Vale lembrar que com esse calor extremo os exercícios intensos são proibidos. 

Além disso, pergunte sempre aos idosos, pessoas com deficiência e crianças pequenas, que são particularmente vulneráveis ​​ao calor, se estão bem e ofereça água.

O alerta de insolação é uma informação emitida com base no índice de calor, um padrão internacional que indica a suscetibilidade à insolação, levando em consideração fatores como temperatura, umidade e calor radiante. Além desses fatores, é emitido quando a temperatura sobe a 33ºC ou mais.

Fontes: AMJ, NHK, Nagoya TV e Tokai TV


Vamos Comentar?

--

Chocante: cuidador preso por abuso sexual de pacientes com demência

Publicado em 20 de junho de 2025, em Sociedade

O homem alega que os atos eram parte do tratamento. Imagens de segurança e denúncia interna levaram à prisão.

Em Osaka, cuidador de asilo é preso sob suspeita de abuso sexual contra duas idosas com demência (ilustrativa/banco de imagens)

Um cuidador foi preso pela Polícia da Província de Osaka na quarta-feira (18) sob suspeita de agressão sexual penetrativa de duas mulheres, ambas com mais de 80 anos e com demência, em uma casa de repouso para idosos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Shinichi Yamashita, um homem de 54 anos de Takatsuki (Osaka), é acusado de ter abusado sexualmente das duas residentes em um lar na província durante as primeiras horas da manhã do dia 19 de maio.

As mulheres estavam aparentemente em um estágio avançado de demência, que dificultava a comunicação, e Yamashita é suspeito de ter se aproveitado de sua condição.

Yamashita nega as acusações, supostamente dizendo à polícia: “Participei de atos sexuais como parte do cuidado para aliviar a demência delas, mas não envolveu relação sexual”.

De acordo com a primeira divisão investigativa da polícia provincial, Yamashita trabalhava como cuidador no asilo desde janeiro. Ele estava de turno à noite no momento do incidente e era responsável por oito residentes, incluindo as duas vítimas.

No início de junho, Yamashita teria comentado com outro funcionário da instalação que “alguém tinha mexido com as mulheres”, referindo-se às vítimas. Isso fez com que a instalação realizasse uma investigação, durante a qual comportamento suspeito do próprio Yamashita foi descoberto.

Uma fonte ligada à instalação procurou a polícia. O envolvimento de Yamashita no assunto teria sido confirmado por meio de imagens de câmeras de segurança e outras evidências.

Fonte: Mainichi

logo