
Níveis alarmantes de Legionella interrompem shows aquáticos na Expo Mundial de Osaka (YouTube/MBS News)
Os shows aquáticos na Exposição Mundial em Osaka foram suspensos até esta sexta-feira (6) após a detecção de altos níveis de bactérias Legionella no mar local.
Os organizadores da Expo anunciaram em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (5) que o nível de Legionella encontrado na água da Water Plaza em um teste realizado na quarta-feira (4) era 20 vezes superior ao limite permitido pelas diretrizes, levando ao cancelamento dos shows.
A retomada dos eventos aquáticos dependerá dos resultados das medidas implementadas para melhorar a qualidade da água, incluindo processos de higienização, limpeza de tubulações e aumento da circulação de água do mar na área.
Artigos relacionados
Embora um exame realizado por um centro de saúde pública local em 29 de maio tenha detectado a bactéria na água do mar, os shows não foram suspensos, pois um teste mais completo feito na segunda-feira (2) mostrou que o nível era insignificante.
O Water Plaza, um grande reservatório de água do mar, é a fonte de outro problema, pois mosquitos emergindo da área têm invadido o local, levantando preocupações sobre possíveis problemas de saúde.
Bactéria Legionella
A bactéria Legionella está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos.
O seu contágio ocorre, não de pessoa para pessoa, mas pela inalação de gotículas de água quente suspensas no ar. Este microrganismo é o responsável pela Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia.
Os seus sintomas surgem normalmente cinco a seis dias após a aspiração das bactérias e vão da dor de cabeça à diarreia e vômitos.
Fonte: Japan Today, Cuf







