Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Suzuki voltará à produção após resolver problema em consequência do tarifaço de Trump

| Economia

A escassez de peças foi o motivo da paralisação da Suzuki, mas atrás disso tem um problema ainda maior em consequência do tarifaço do Trump. Veja o que é.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Suzuki

Modelo Swift (reprodução)

Na quinta-feira (5) a Suzuki informou que retomará a produção parcialmente a partir de 13 deste mês, depois de ter informado sobre a paralisação temporária por escassez de peças.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Mas, ao que parece, o problema não é a simples escassez no fornecimento de peças que causou essa paralisação na planta de Sagara, na cidade de Makinohara (Shizuoka), onde a Suzuki produz o modelo Swift, desde 26 de maio.

Segundo informações obtidas pela imprensa japonesa, se deve às restrições de exportação de terras raras da China. Isso sim causou o atraso na aquisição das peças

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Esta é a primeira vez que fica claro que o impacto das restrições à exportação da China está se espalhando para as principais montadoras nacionais.

O atraso nos procedimentos de importação das terras raras, fez com que a montadora não conseguisse adquirir peças suficientes. No entanto, a Suzuki anunciou na quinta-feira que garantiu a aquisição e que a produção será retomada gradualmente a partir de 13, retornando à produção normal a partir do dia 16.

Porque isso afetou a produção da Suzuki

As terras raras são minerais importantes usados ​​em motores de veículos elétricos (VEs) e veículos híbridos (VHs), e a China é responsável por 70% da produção global. Em abril deste ano, o governo chinês começou a restringir as exportações das terras raras como parte das contramedidas ao tarifaço de Trump. As exportações exigem permissão das autoridades, o que torna o fornecimento instável em todo o mundo.

De acordo com a Bloomberg News, a Ford Motor interrompeu a produção de alguns modelos de veículos em maio devido às restrições de exportação. As empresas europeias também estão enfrentando interrupções em suas cadeias de suprimentos.

Os riscos da dependência da China para minerais importantes vêm sendo apontados há algum tempo. Parece que as principais montadoras nacionais, além da Suzuki, não serão afetadas, mas há uma possibilidade de que as empresas revisem cada vez mais suas redes de fornecimento.

Fontes: Yomiuri, NHK, NetDenJd e Car Watch


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo