
Dispensário de maconha (ABC News)
O governo da Tailândia está tentando controlar seu mercado de maconha, que se expande livremente e agrada os turistas.
Aprovou novas medidas, que entraram em vigor na quarta-feira (25), restringindo a venda da erva somente a pessoas com receita médica, na esperança de ajudar a regular uma indústria que alguns descrevem como fora de controle.
O governo da Tailândia está se mobilizando para tornar as regras em torno da venda de cannabis mais rigorosas, apenas três anos após o reino descriminalizar o uso recreativo da popular maconha.
Artigos relacionados
O Ministério da Saúde Pública da Tailândia ordenou na noite de terça-feira (24) que a cannabis seja restrita apenas ao uso medicinal, lançando a indústria, estimada em 1 bilhão de dólares, em um estado de incerteza.
O porta-voz do governo, Jirayu Houngsub, disse que a cannabis criou sérios problemas sociais para os jovens e que a indústria, que cresceu nos últimos anos, precisa ser reduzida. A BBC estima que há cerca de 11 mil dispensários registrados no país. “Em algumas partes da capital, Bangkok, é impossível escapar do brilho verde e lúgubre dos letreiros de neon e do cheiro constante de pessoas fumando seus produtos”, escreveu.
“A política deve retornar ao seu objetivo original de controlar a cannabis apenas para uso medicinal”, disse Jirayu em um comunicado.
A ordem, no entanto, ainda não é lei.
Ela precisará ser publicada no Diário Oficial para entrar em vigor, e o governo não indicou quando isso acontecerá.
A Tailândia se tornou o primeiro país da Ásia a descriminalizar totalmente a cannabis em 2022, uma medida que tem sido muito popular entre os turistas. Mas não agradou aos tailandeses mais conservadores.
Contrabando de maconha da Tailândia

Foto ilustrativa de cannabis (PM)
Já se falou em restrição antes. O maior partido da coalizão governista queria colocar a cannabis de volta na lista de narcóticos proibidos após assumir o poder em 2023, mas seu antigo parceiro de coalizão, que havia feito da descriminalização uma política eleitoral emblemática, bloqueou o plano.
A gota d’água parece ter sido a pressão do Reino Unido, que viu uma enxurrada de maconha tailandesa sendo contrabandeada para fora do país.
Muitas vezes, são os jovens viajantes que são atraídos por traficantes de drogas na Grã-Bretanha a carregar malas cheias da droga em voos da Tailândia.
Fontes: BBC, Al Jazeera e ABC News







