
Sequência do fogo à queda (reprodução/redes sociais)
Ao menos 8 pessoas morreram na queda de um balão que pegou fogo e despencou na manhã de sábado (21), horário do Brasil, com 21 pessoas a bordo, em Praia Grande (Santa Catarina), que é um dos destinos mais conhecidos para prática de balonismo com ar quente.
Às 11h deste sábado, o governador Jorginho Mello disse em sua conta verificada na rede social X que havia 21 pessoas a bordo, das quais 8 morreram e 13 sobreviveram. “Nossas equipes seguem prestando todo apoio necessário às famílias e vítimas”, escreveu o governador.
Os 13 sobreviventes, entre eles o piloto, foram encaminhados aos hospitais da região. O noticiário da Super Gaúcha entrevistou uma das testemunhas desse incêndio e da queda do balão de ar quente, que mora nas imediações, e resgatou uma das sobreviventes, levando-a para casa para oferecer os cuidados necessários. Ela pedia “quero minha mãe” e, mais tarde, soube-se que o pai, que também estava nesse passeio, foi um dos mortos.
Diversos vídeos com imagens desde o momento em que o balão pega fogo até o momento da queda mostram cenas desesperadoras. Os tripulantes saltaram por ordem do piloto.
Imagens do acidente circulam nas redes sociais mostram o balão em chamas, antes de despencar perto do rio.
A causa teria sido o “maçarico que estava dentro do cesto”, segundo disse o piloto para as autoridades. Mas, ainda não se sabe se estava aceso ou se houve uma chama espontânea.

Bombeiro no local da queda (©CBM-SC/Agência Brasil)
A responsável por esse passeio no ar foi identificada como a empresa SobreVoar, a qual descreve no seu site que a experiência acontece a mais de mil metros de altura e dura 45 minutos. A causa desse acidente está sob investigação pelas autoridades locais.
A Praia Grande é famosa pelos passeios de balão sobre os diversos cânions da região.
Em 15 deste mês, um balão de ar quente caiu no estado de São Paulo e causou a morte de uma pessoa.
Veja vídeos da queda do balão em chamas.
Fontes: Agência Brasil, ANN e GZH