Trump assina ordem para dobrar tarifas sobre aço e alumínio para 50%
Trump dobra tarifas sobre importações de aço e alumínio, gerando preocupações sobre a cadeia de suprimentos e tensões comerciais.

Tarifaço de Trump: aço e alumínio terão imposto dobrado (ilustrativa/banco de imagens)
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na terça-feira (3) uma ordem para dobrar as tarifas sobre importações de aço e alumínio para 50%, reacendendo preocupações sobre interrupções na cadeia de suprimentos e uma prolongada guerra comercial global.
As tarifas adicionais, que entram em vigor a partir da meia-noite, sugerem que Trump não pretende recuar de sua estratégia comercial agressiva, mesmo que isso possa resultar em preços mais altos para produtos norte-americanos, que vão desde automóveis até alimentos enlatados.
Trump divulgou seu plano de dobrar as tarifas em um discurso realizado em 30 de maio em uma fábrica da United States Steel Corp. na Pensilvânia, onde elogiou o compromisso da Nippon Steel Corp. de fazer um investimento massivo no icônico, mas abalado, produtor americano.
Artigos relacionados
Ele afirmou que a medida visa proteger a produção interna, mas não explicou detalhadamente por que elevar as tarifas que sua administração impôs no início deste ano já é necessário.
O aumento ocorre em meio à falta de progresso do governo Trump em alcançar acordos comerciais com importantes parceiros comerciais dos EUA desde que ele impôs uma pausa de 90 dias em parte de suas chamadas tarifas recíprocas em abril para proporcionar tempo para negociações.
O chefe negociador de tarifas do Japão, Ryosei Akazawa, deve chegar a Washington na quinta-feira para sua quinta rodada de negociações com membros do gabinete de Trump.
A ordem de Trump também chega enquanto a legitimidade de suas tarifas é analisada pelos tribunais dos EUA e em meio a renovadas tensões comerciais com a China.
Na proclamação de terça-feira, Trump afirmou que as tarifas sobre aço e alumínio importados do Reino Unido permanecerão em 25% devido a um recente acordo comercial preliminar entre os dois países.
Os Estados Unidos são os maiores importadores de aço do mundo, atrás apenas da União Europeia, obtendo a maior parte do metal de países como Canadá, Brasil, México e Coreia do Sul, segundo o governo dos Estados Unidos.
Fonte: Mainichi







