Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Trump compara ataques dos EUA ao Irã com bombardeios de Hiroshima e Nagasaki

| Notícias do Mundo

Donald Trump comparou ataques dos EUA a instalações nucleares do Irã aos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. A fala gerou críticas de sobreviventes japoneses.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
trump 26 jun 2025 destaque

Trump compara ataque ao Irã com bombas de Hiroshima e Nagasaki (banco de imagens)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (25), comparou os recentes ataques aéreos das forças americanas sobre instalações nucleares do Irã aos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki ocorridos na Segunda Guerra Mundial.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Trump afirmou que, assim como os ataques nucleares no Japão, as ações recentes dos EUA resultaram em um fim rápido para o conflito.

“Eu não quero usar o exemplo de Hiroshima, eu não quero usar o exemplo de Nagasaki, mas foi essencialmente a mesma coisa. Aquilo terminou aquela guerra”, disse Trump a repórteres durante uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, em Haia, na Holanda.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

As declarações de Trump foram feitas ao rejeitar um relatório de inteligência americano vazado que sugeria, em uma avaliação preliminar, que o impacto dos ataques no programa nuclear iraniano foi limitado.

Trump enfatizou que os ataques encerraram o conflito entre Israel e Irã, ao afirmar que os dois países ainda estariam lutando se os Estados Unidos não tivessem bombardeado as instalações nucleares.

Seus comentários, que justificam o primeiro uso mundial de armas nucleares contra uma população civil, provocaram uma reação furiosa dos sobreviventes dos bombardeios das cidades japonesas pelas forças americanas em 1945.

“Estou realmente desapontada. Tudo o que sinto é raiva”, disse Teruko Yokoyama, 83, membro sênior do Nihon Hidankyo, o principal grupo de sobreviventes da bomba atômica do Japão que foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2024.

Trump afirmou que os locais nucleares iranianos foram “obliterados,” mas a avaliação de inteligência reportada pela mídia americana afirma que os ataques apenas retardaram as capacidades nucleares do Irã em poucos meses.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo