
O visto, que visa atrair criadores de empregos, surge em meio a intensas operações de deportação e críticas à política imigratória de Trump (banco de imagens)
O presidente Donald Trump revelou na quarta-feira (11) um novo site para a planejada permissão de residência dos Estados Unidos de US$5 milhões, ao anunciar que a lista de espera para o visto dourado foi aberta no TrumpCard.gov.
“Milhares têm ligado e perguntado como podem se inscrever para trilhar um caminho maravilhoso para obter acesso ao Maior País e Mercado em qualquer lugar do Mundo”, escreveu Trump em uma postagem nas redes sociais.
Trump apresentou o primeiro protótipo deste visto a bordo do Air Force One em abril, segurando uma versão em ouro com seu rosto e prometendo que a autorização especial estaria provavelmente disponível “em menos de duas semanas”.
Apesar de os vistos ainda não estarem disponíveis, o site lançado na quarta-feira permite que os interessados insiram seu nome, tipo de visto desejado e endereço de e-mail sob o título “O Cartão Trump Está Chegando”.
Anteriormente, Trump afirmou que o novo visto, uma versão de alto custo do tradicional green card, atrairia criadores de empregos e poderia ser uma forma de reduzir o déficit nacional dos EUA.
O anúncio ocorre em um momento em que as operações de deportação estão aumentando em todo o país, gerando protestos, enquanto o governo Trump enfrenta processos judiciais e acusações de violação de direitos por sua ofensiva anti-imigração.
Trump mencionou que o novo cartão seria um caminho para a tão cobiçada cidadania americana. Em fevereiro, ele afirmou que seu governo esperava vender “talvez um milhão” desses cartões e não descartou que oligarcas russos possam ser elegíveis.
Fonte: Channel News Asia