Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Turistas chineses voltam ao Japão com novos hábitos de viagem

| Sociedade

Turismo chinês no Japão se transforma: menos grupos e mais foco em cultura e culinária. Número de turistas supera período pré-pandemia, impulsionando o setor.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
turistas 2 jun 2025 destaque

Após suspensão de restrições, turismo chinês no Japão cresce exponencialmente. Viagens em família e experiências culturais ganham espaço (ilustrativa/banco de imagens)

Os turistas chineses estão impulsionando um recente aumento no turismo para o Japão, com o número de visitantes agora superando os níveis de 2019, antes da pandemia, embora seus hábitos de viagem estejam mudando notavelmente.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Anteriormente, o turismo chinês no Japão era caracterizado por grandes excursões em grupo e compras conhecidas como “bakugai”. Atualmente, no entanto, mais viajantes estão buscando experiências imersivas relacionadas à culinária, cultura e paisagens japonesas, de acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO).

No total, 3,13 milhões de turistas chineses visitaram o Japão nos primeiros quatro meses deste ano, superando os 2,89 milhões registrados no mesmo período em 2019.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Embora o retorno dos visitantes da China tenha sido lento após a pandemia, os números têm aumentado constantemente desde que o governo chinês suspendeu a proibição de excursões em grupo para o Japão em 2023, atingindo 2,42 milhões naquele ano e 6,98 milhões em 2024.

O crescimento continuou em 2025, com aumentos anuais de 135,7% em janeiro, 57,3% em fevereiro, 46,2% em março e 43,4% em abril.

A mudança nas preferências de viagem é em parte impulsionada por viajantes chineses na faixa dos 30 e 40 anos, muitos dos quais já visitaram o Japão anteriormente e agora estão optando por viagens em família com seus filhos em vez de excursões em grupo.

A JNTO está buscando melhor direcionar esse mercado, incluindo a abertura de uma conta em uma popular plataforma de mídia social chinesa no outono passado.

Enquanto isso, o número de visitantes de Hong Kong, que são contabilizados separadamente da China continental, aumentou 30,8% em janeiro em relação ao ano anterior, mas caiu 5% em fevereiro e 9,9% em março.

Um mangá japonês prevendo um grande desastre no Japão em julho deste ano é supostamente um fator desencorajador para viagens. Postagens sobre o mangá “O Futuro Que Eu Vi” se tornaram virais depois que alguns alegaram que seu artista, Ryo Tatsuki, também previu o terremoto e o tsunami de 2011 no nordeste do Japão, entre outros eventos.

No entanto, no mês de abril viu uma forte recuperação, marcando um aumento de 42,9% em relação ao ano anterior. Em uma coletiva de imprensa no início deste mês, o Comissário da Agência de Turismo do Japão, Naoya Haraikawa, descartou as preocupações, dizendo: “Acredito que atualmente não têm impacto real”.

Fonte: Japan Today


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo