
Aeronaves do Qatar Airways e Emirates Airlines (Wikimedia)
Após o ataque do Irã a uma base americana perto de Doha, capital do Qatar, na madrugada de terça-feira (24), o aeroporto qatari foi fechado. A primeira consequência no Japão foi o cancelamento do voo JL59 da Japan Airlines (JAL), que partiu de Haneda às 22h59 de segunda-feira (23) para Doha, onde chegaria às 4h30 do dia seguinte. No entanto, teve que voltar e, segundo o Radar Box, foi confirmado sobrevoando a China.
Outras grandes companhias aéreas, como Emirates – a maior do mundo –, Qatar, British Airways e Singapore Airlines, estão cancelando os voos para o Oriente Médio.
O que começou como tensões isoladas se transformou em uma crise regional generalizada, causando ondas de choque na aviação global. Rotas para destinos importantes no Golfo estão desaparecendo da noite para o dia. Os atrasos estão aumentando e as opções, diminuindo.
Enquanto isso, as atualizações de viagens mudam a cada hora, deixando os passageiros em agonia. Este não é apenas mais um redirecionamento — é um momento crítico nas viagens aéreas.
Dezenas ou centenas de voos com destino ao Golfo foram desviados para aeroportos mais seguros na capital egípcia, Cairo, na Índia e na Bélgica, incluindo voos de Londres e Zurique para destinos como Dubai e Qatar.
Um passageiro brasileiro que partiu para Doha informou que está parado em Portugal.
Assim, os brasileiros que residem no Japão e que partiriam para o Brasil via Doha ou Dubai, terão que esperar até que a tensão seja aliviada. E parece que já está próxima.
“Foi plenamente acordado entre Israel e o Irã que haverá um cessar-fogo completo”, publicou o presidente Trump nas redes sociais, pouco depois das 7h de terça-feira, no horário do Japão. Entretanto, até as 8h não houve nenhum anúncio oficial nem de Israel nem do Irã.
Se, de fato, acontecer o cessar-fogo, a aviação mundial poderá ter paz também.
( @realDonaldTrump – Truth Social Post )
( Donald J. Trump – Jun 23, 2025, 6:02 PM ET )CONGRATULATIONS TO EVERYONE! It has been fully agreed by and between Israel and Iran that there will be a Complete and Total CEASEFIRE (in approximately 6 hours from now, when Israel and Iran… pic.twitter.com/lWdRKVoZGI
— Donald J. Trump 🇺🇸 TRUTH POSTS (@TruthTrumpPosts) June 23, 2025
Fontes: Traicy, NHK, InfoMoney e TTW