
Ventilador portátil e recarregador, ambos com bateria (PM)
Uma aparentemente simples bateria de lítio descartada no lixo e recolhida por um caminhão pode causar grandes danos, além de ferir quem trabalha na coleta.
Foi o que aconteceu na estação de tratamento de resíduos da cidade de Toda (Saitama). Ocorreu um incêndio em 12 deste mês e desde então, em pleno verão, o lixo não está podendo ser coletado. Isso causou um caos nas cidades.
O incêndio foi na unidade de descarte de resíduos do Centro de Saneamento Warabi Toda. Acredita-se que tenha começado em uma esteira transportadora de resíduos, por causa de uma bateria de lítio, o que levou à suspensão da coleta em toda a área das cidades de Toda e Warabi, no período de 14 a 16 deste mês.
Artigos relacionados
O lixo não coletado se acumulou, e os moradores estão expressando frustração. Nesses casos, as prefeituras vizinhas podem ajudar com a coleta de lixo, mas também ocorreu um incêndio em janeiro em uma estação de descarte de lixo na cidade de Kawaguchi, localizada próxima às cidades de Toda e Warabi. Os reparos ainda estão em andamento.
Assim, o socorro está vindo de outras prefeituras a um custo de aproximadamente 7 bilhões de ienes, tudo por causa de uma bateria de lítio. A coleta retorna na quinta-feira (17).

Lixo acumulado em Toda (JNN)
Como descartar dispositivos com baterias de lítio
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Tóquio, explosões seguidas de incêndios em instalações de descarte de resíduos vêm ocorrendo seguidamente por causa da bateria de lítio descartada indevidamente.
Segundo os dados de incêndios em centros de coleta e processamento de lixo de Tóquio, do ano de 2023, foram 25. Mas, o número sobe quando se trata dos caminhões de coleta: 41 em um ano.
A causa está relacionada às baterias de lítio dos seguintes dispositivos:
- Smartphone, tablet e PC, mais o recarregador
- Ventilador portátil
- Barbeador elétrico
- Escova de dentes elétrica
- Fones de ouvido sem fio, além de muitos outros, em geral carregáveis
A maneira correta de descartar essas baterias de lítio indesejadas são: nas caixas de coleta seletiva instaladas pelos governos locais ou nas lojas de eletroeletrônicos. Mas, tem um detalhe: não é preciso retirar a bateria de lítio do dispositivo. É melhor descartá-lo inteiro.
Se a prefeitura da cidade onde mora permite o descarte em lixo não incinerável, recomenda-se colocá-la em um saco transparente e escrever リチウムイオン電池 para que o funcionário da coleta o identifique e o separe.

Ilustrações de como descartar dispositivos com bateria (JNN)
Fonte: JNN







