
De acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA), o número de mortes em acidentes de trânsito de janeiro a junho deste ano foi de 1.161, o segundo menor número já registrado.
Representa uma redução de 21 vítimas fatais em comparação com o mesmo período do ano passado.
Houve 49 acidentes fatais causados por motorista embriagado, o menor número desde que as estatísticas começaram a ser mantidas em 2005.
Artigos relacionados
Por outro lado, o número de mortes e acidentes de trânsito causados pelo uso de smartphones foi o mais alto da história, chegando a 68.
Aumento de acidentes causados por motoristas estrangeiros
Houve 258 acidentes resultando em morte ou ferimentos graves causados por motoristas estrangeiros, um número que vem aumentando nos últimos anos. Desse total, 218 acidentes (84,5%), eram residentes estrangeiros com carteira de motorista japonesa.
É a primeira vez desde 2008 que o número de casos ultrapassa 250. Além disso, é a primeira vez desde 2005 que o percentual em relação ao total de acidentes graves do país ultrapassa 2%.
“Acreditamos que o número de acidentes está aumentando gradualmente à medida que aumenta o número de residentes estrangeiros obtendo carteiras de motorista japonesa e de visitantes do exterior”, disse um porta-voz da NPA.
Fontes: ANN e NHK







