
Chuvas fortes atingem Japão: veja as áreas mais atingidas (ilustrativa/PM)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) alerta que chuvas torrenciais podem atingir partes ao leste e oeste do Japão, especialmente ao longo da costa do Pacífico, até quinta-feira (17).
As autoridades estão pedindo que população fique atenta ao risco de deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas.
Condições atmosféricas extremamente instáveis
As condições atmosféricas, segundo a AMJ, estão extremamente instáveis, principalmente em regiões ao longo do Pacífico. O fenômeno é causado pela entrada de ar quente e úmido que flui pela borda de um sistema de alta pressão que se estende pelo Japão.
Artigos relacionados
Formações de nuvens de chuva estão sendo observadas em partes das regiões de Tokai, Kinki, Kanto-Koshin e outras. Na hora anterior às 11h desta quarta-feira (16), foram registrados 31mm de chuva na cidade de Toba (Mie).
Os meteorologistas afirmam que o sistema de alta pressão se estenderá para oeste até quinta-feira, trazendo chuvas torrenciais localizadas em algumas áreas à medida que o ar úmido avança para o leste e oeste do Japão.
Risco de desastres
Nas 24 horas até o meio-dia de quinta-feira, espera-se até 250mm de chuva na província de Shizuoka, com até 200 mm previstos para outras partes da região de Tokai. Até 180mm de precipitação são esperados na região de Kanto-Koshin, e 120mm em Shikoku.
As chuvas intensas devem continuar mais tarde na semana. Nas 24 horas até o meio-dia de sexta-feira (18), a previsão é de 200mm de chuva na região de Shikoku, enquanto Tokai poderá ver até 120mm. Kanto-Koshin pode alcançar até 80mm.
A chuva contínua já afrouxou o solo na região de Tokai, possivelmente aumentando o risco de desastres. A agência está pedindo à população que fique alerta para deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordantes. Recomenda-se também cautela em relação a raios, rajadas de vento intensas, tornados e granizo.
Alerta de insolação
O ar quente e úmido também está elevando as temperaturas em áreas ao longo do Mar do Japão e outras regiões. Até as 11h de quarta-feira, a temperatura chegou a 36,4ºC na cidade de Joetsu (Niigata).
A previsão é que as temperaturas continuem subindo à tarde, com uma alta de 38ºC esperada na cidade de Joetsu e Yonago (Tottori).
A agência emitiu alertas de insolação em todo o país. As pessoas são aconselhadas a tomar precauções contra a insolação, incluindo o uso de ar condicionado, o consumo adequado de água e sal, e pausas frequentes ao trabalhar ao ar livre.
Fonte: NHK







