Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Além do enxame sísmico, terremotos vulcânicos e ilha habitada se move

| Tempo

Se não bastassem os 1,7 abalos sísmicos, ocorreram quase mil terremotos vulcânicos e uma ilha habitada está se movendo.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
ilha

Vulcão entrou em erupção novamente (Minami Nippon Shimbun)

Houve um aumento repentino de terremotos vulcânicos na Ilha Suwanose (Suwanosejima), na vila de Toshima, parte de uma das 12 Ilhas Tokara (Kagoshima), desde terça-feira (8).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Além do enxame sísmico que começou em 21 de junho, os moradores insulares ainda têm que conviver com mais esse evento sísmico. Foram registrados 966 terremotos vulcânicos, até as 22h. Houve mais de uma dúzia de abalos notáveis, sendo que os com magnitude 3 foram registrados cinco vezes.

O Observatório Meteorológico Regional de Kagoshima determinou que o terremoto vulcânico é diferente dos ocorridos frequentemente na costa das Ilhas Tokara. Por isso, recomenda cautela contra futuras atividades de erupção.  

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Fukuoka, o Monte Ontake, de 799 metros, em Suwanosejima, entrou em erupção às 10h15, com a pluma vulcânica chegando a 2 mil metros acima da cratera. Outras erupções ocorreram às 7h39 e 12h08, com a fumaça subindo a 1,8 mil metros. Não houve rochas espalhadas em nenhum dos eventos.

O nível de alerta de erupção para Suwanosejima é 2, e na ilha vivem 39 famílias (84 pessoas), a 3,5 quilômetros da cratera.

Enxame de terremotos e deslocamento de uma ilha

tensao ENXAME TERREMOTOS VULcanicos e ilha se movendo 2

Ilha Takara ou Takarajima (Wikimedia)

Até as 22h de terça-feira foram somados 1.690 tremores do enxame de terremotos que teve início em 21 de junho na costa das Ilhas Tokara

A cada dia aumenta a tensão dos moradores insulares que não conseguem dormir. Assim, será providenciada a terceira balsa para evacuação dos residentes para a cidade de Kagoshima.

Uma das ilhas, a Takara (Takarajima), que faz parte das 12 de Tokara, que fica mais ou menos no centro desse arquipélago, está se movendo

As medições mostraram que entre o dia 21 do mês passado e o dia 2 deste mês (quarta-feira), Takarajima se moveu 1,8 cm para leste-nordeste e, no dia seguinte, quinta-feira (3), o deslocamento constatado foi de 4,2 centímetros para o sul.  

“Como esperado, há um fenômeno de magma subindo constantemente de baixo e, quando ela entra em uma fenda (no fundo do mar), causa um terremoto ou uma erupção real no fundo do mar”, explicou o professor emérito Junzo Kasahara, do Instituto de Pesquisa de Terremotos, da Universidade de Tóquio.

Essa é uma das 7 das 12 ilhas habitadas, com apenas 7 quilômetros quadrados. Segundo dados da prefeitura da vila de Tokara, de junho deste ano, são 125 moradores de 68 famílias.

Para se deslocar dessa ilha (Takara) para a cidade de Kagoshima são 13 horas de balsa, o único meio de transporte, pois não há aeroporto.

ILHAS TOKARA

Infográfico Vila de Tokara (Minami Nippon Shimbun)

Fontes: Minami Nippon Shimbun, Pref. Tokara, FNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo