
Japão suspende todos os avisos de tsunami (tenki.jp)
A Agência de Meteorologia do Japão retirou todos os avisos de tsunami (áreas em amarelo) que estavam em vigor ao longo de uma grande extensão da costa do Pacífico do Japão, após o potente terremoto ocorrido na manhã de quarta-feira (30) próximo ao Extremo Oriente da Rússia.
Alertas (áreas em vermelho) foram emitidos depois que um tremor de magnitude 8,7 atingiu a região próxima à Península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, por volta das 8h25, horário do Japão.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o abalo teve uma profundidade de 20,7Km.
Artigos relacionados
Pouco mais de uma hora depois, a agência meteorológica japonesa emitiu avisos de tsunami para áreas ao longo da costa do Pacífico, do norte de Hokkaido até a província de Wakayama. O primeiro tsunami foi registrado no leste de Hokkaido por volta das 10h30. Até as 20h45, todos os alertas foram alterados para avisos mais brandos.
As ondas mais altas, de cerca de 1,3m, foram observadas em Kuji (Iwate) antes das 14h. Muitos moradores evacuaram para áreas mais altas depois dos alertas. O governo japonês informa que mais de 2 milhões de pessoas em todo o país receberam instruções de evacuação em determinado momento.
Na província de Mie, a polícia reportou a morte de uma mulher de 58 anos, quando o carro em que estava caiu de uma estrada à beira de um penhasco. A área estava sob alerta de tsunami. As autoridades acreditam que ela tentava chegar a uma zona segura.
Fonte: NHK







