
Alerta máximo de urso-pardo emitido após morte em Hokkaido (ilustrativa/banco de imagens)
Hokkaido emitiu no sábado (12) um forte alerta relacionado a ursos-pardos em uma de suas cidades, após um ataque fatal a um entregador de jornais, marcando a primeira vez que o mais alto nível de alerta foi enviado na região norte do Japão.
O aviso, que afeta a cidade de Fukushima, no sudoeste de Hokkaido, deverá durar um mês, até 11 de agosto. O nível mais elevado dos três estágios de alerta é liberado quando ocorre um ataque de urso contra humanos em área urbana ou em suas proximidades.
A medida foi tomada após um homem de 52 anos, que entregava jornais, ter sido encontrado morto entre arbustos nas primeiras horas de sábado, com ferimentos os quais podem ter sido causados por um urso.
Artigos relacionados
De acordo com uma fonte investigativa, o homem aparentemente foi atacado próximo à entrada de uma casa e, em seguida, arrastado para os arbustos. Seu corpo tinha marcas de garras por todos os lados e mordidas principalmente em seu abdômen.
O urso tinha entre 1m a 1,5m de comprimento corporal e não fugiu mesmo quando uma testemunha gritou. Caçadores locais e a polícia estão procurando o animal para abatê-lo.
Primeira vez este ano que um humano sofre um ataque fatal de urso em Hokkaido
Sob o aviso de urso-pardo, que foi emitido pela primeira vez desde a implementação de tal sistema de alerta em maio de 2022, as autoridades locais pedem que moradores e visitantes tenham cuidado, especialmente durante atividades noturnas, e que não deixem restos de comida do lado de fora das casas.
O prazo do alerta pode mudar caso o urso seja capturado e morto.
É a primeira vez este ano que um humano sofre um ataque fatal de urso em Hokkaido, conforme informaram autoridades da localidade.
Fonte: Japan Today







