
Foto ilustrativa de menino protegendo sua boca (PM)
A coqueluche, chamada de hyakunichiseki (百日咳) em japonês, é caracterizada por tosse seca contínua, e é uma infecção respiratória, transmissível, causada por bactéria (Bordetella Pertussis). O número de casos está aumentando rapidamente no Japão.
Na província de Aichi, este ano, o número de pacientes multiplicou de forma surpreendente em relação ao ano passado. Um pediatra confirmou o aumento de casos. “Um ou dois novos casos são diagnosticados por semana, não é algo que ocorre em anos normais”, disse o médico Shunsuke Miwata, da Miwata Pediatrics.
A coqueluche é difícil de distinguir de um resfriado comum, mas se o quadro se agravar, pode causar convulsões e encefalopatia.
Artigos relacionados
O número de infecções relatadas também aumentou drasticamente nas três províncias de Tokai desde a primavera. Na província de Aichi, o número total de infecções desde o início deste ano chegou a 1.247 em 6 de julho, cerca de 60 vezes mais que no ano passado.
Os pais devem ficar atentos com as crianças e a recomendação do pediatra é procurar um médico o mais rápido possível, ao verificar o sintoma.
Se a tosse persistir por cerca de uma semana e o diagnóstico for rápido, terá êxito no tratamento.
“Houve três anos de covid e nenhuma outra doença infecciosa. Agora que a covid se acalmou, outras doenças infecciosas estão aumentando. Estamos vendo um aumento da gripe no ano passado e, agora, da coqueluche“, disse Yoshikazu Muto, diretor-chefe do departamento de doenças infecciosas do Hospital Público de Tosei.
A vacina para evitar que a coqueluche se torne grave geralmente é administrada um total de quatro vezes até um ano e meio de idade, mas acredita-se que a eficácia da vacina diminui após cerca de 10 anos. A maioria dos casos confirmados de coqueluche é em crianças na faixa dos 7 aos 10 anos.
“O período de incubação desta doença é de duas a três semanas. Leva cerca de três semanas desde o contato com uma pessoa infectada até o início dos sintomas. Quando os sintomas aparecem, a doença já foi transmitida a outras pessoas, e aqueles que foram infectados só percebem três semanas depois”, disse o Diretor-Chefe Muto.
A coqueluche tem um longo período de incubação e é uma doença problemática. É transmitida por gotículas. Por isso, a higiene das mãos e o uso de máscara são importantes para a prevenção, principalmente para quem vai viajar, disse Muto.
Fonte: Nagoya TV







