
Aumento alarmante de acidentes aquáticos no verão japonês (ilustrativa/banco de imagens)
Com o verão em pleno vapor em todo o país, as autoridades estão pedindo que o público permaneça em alerta ao desfrutar de atividades aquáticas ao ar livre e a evitar áreas perigosas.
Dez pessoas morreram e duas continuam desaparecidas após uma série de acidentes relacionados à água durante o longo fim de semana, segundo um resumo de jornal divulgado na noite de segunda-feira (21).
De acordo com a Agência Nacional de Polícia, em 2024 houve 1.535 acidentes relacionados à água envolvendo 1.753 pessoas em todo o país — um aumento de 143 em relação ao ano anterior e o maior número na última década. No total desses acidentes:
Artigos relacionados
- 794 pessoas morreram
- 304 ficaram feridas
- 22 desapareceram
O maior número de incidentes relacionados à água foi relatado na província de Okinawa, com 128 casos, seguido por Tóquio, com 107, e Gifu, com 68, segundo o relatório.
Quase metade de todas as vítimas tinha entre 18 e 64 anos, enquanto idosos com 65 anos ou mais representaram mais de um terço delas. Crianças em idade de ensino fundamental ou mais jovens compunham cerca de 11% de todas as vítimas.
No relatório, a agência pediu ao público que:
- Evite áreas perigosas com correntes fortes, águas profundas ou vegetação aquática exuberante que possa tornar as superfícies escorregadias
- Sempre verifique as condições do tempo e das marés antes de entrar na água.
- Também enfatizou a importância de usar coletes salva-vidas
- Nadar apenas em áreas designadas quando salva-vidas estiverem de plantão
- Garantir que crianças pequenas sejam monitoradas de perto e estejam devidamente equipadas com dispositivos de flutuação
Fonte: Japan Times







