
Vibrio vulnificus: casos e mortes aumentam na Flórida (ilustrativa/banco de imagens)
Um tipo de bactéria “comedora de carne” matou quatro pessoas na Flórida, nos EUA, até agora em 2025.
O Departamento de Saúde do estado confirmou as mortes em um comunicado no site da Florida Health. Um total de 11 pessoas contraíram a bactéria neste ano, segundo a mesma fonte.
Geralmente vive em água salgada e quente
A Vibrio vulnificus faz parte de um grupo mais amplo de bactérias Vibrio, encontradas em águas costeiras, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). Esta específica, a Vibrio vulnificus, geralmente vive em água salgada e quente e pode entrar em feridas abertas quando as pessoas estão nadando.
Artigos relacionados
Outra possível fonte de infecção é o marisco cru, especialmente ostras, conforme observado pela Florida Health. Embora as infecções sejam raras, a Vibrio vulnificus pode causar uma doença chamada vibriosis, frequentemente marcada por vômitos, diarreia e dor abdominal, além de infecções cutâneas potencialmente graves.
Sinais e sintomas de uma infecção cutânea por Vibrio incluem febre, vermelhidão, dor, inchaço, calor, descoloração e secreção, conforme informações do site do CDC. Enquanto pessoas saudáveis geralmente apresentam apenas sintomas leves, aqueles imunocomprometidos ou com doenças hepáticas crônicas podem enfrentar sérios riscos à saúde.
Se entrar na corrente sanguínea, pode causar doença grave
Se o Vibrio vulnificus entrar na corrente sanguínea, pode causar doença grave marcada por febre, calafrios, choque séptico e lesões cutâneas com bolhas, segundo o Departamento de Saúde da Flórida. Cerca de metade dessas infecções sanguíneas são fatais.
O CDC ressalta que alguns casos graves podem causar uma infecção chamada fasciíte necrosante, em que a carne ao redor de uma ferida aberta morre, levando o Vibrio vulnificus a ser descrito como uma ‘bactéria comedora de carne’.
As autoridades de saúde alertam contra entrar em águas salgadas ou salobras se houver cortes, arranhões ou feridas. Também é recomendável não consumir ostras cruas e outros mariscos crus e evitar a contaminação cruzada de outros alimentos com frutos do mar crus ou seus sucos.
Em 2024, um total de 82 casos de Vibrio vulnificus e 19 mortes foram relatados à Florida Health, enquanto em 2023 foram 46 casos e 11 mortes.
Fonte: Fox News







