
Aeronave militar da China (MOD via FNN)
Um caça-bombardeiro da China se aproximou repetidamente de uma aeronave da Força de Autodefesa do Japão que estava em missão de vigilância sobre o alto mar do Mar da China Oriental, informou o Ministério da Defesa (MOD) na quinta-feira (10).
De acordo com o MOD, por volta das 10h50 do dia anterior, quarta-feira (9), durante cerca de 15 minutos, um caça-bombardeiro JH-7 da China circulou à direita de uma aeronave de coleta de inteligência YS-11EB da Força de Autodefesa Aérea, que estava em sua missão habitual de vigilância, sobre as águas internacionais do Mar da China Oriental, e se aproximou dela diversas vezes.
O ponto mais próximo foi a cerca de 60 metros na horizontal e 30 metros na vertical, no canto inferior direito.
Artigos relacionados
Também na quinta-feira, por volta das 10h10, por cerca de 10 minutos, assim como no dia anterior, um caça-bombardeiro chinês se aproximou da aeronave JSDF diversas vezes.
Não houve danos à aeronave ou ao pessoal da Força de Autodefesa.
Em resposta a mais esse incidente, o governo japonês expressou séria preocupação por meio de canais diplomáticos e de defesa na quinta-feira, dizendo que “a abordagem incomum dos militares chineses poderia desencadear um confronto acidental” e solicitou veementemente que uma recorrência fosse evitada.
Nos dias 7 e 8 de junho, os caças da China fizeram repetidas aproximações anormais de aeronaves da Defesa do Japão em águas internacionais no Oceano Pacífico, levando o governo a expressar séria preocupação.
Fonte: FNN







