
Foto ilustrativa de dia chuvoso (PM)
Além do calor, a chuva torrencial causa preocupação a ponto de a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) pedir cuidado com possíveis inundações e deslizamentos.
Um ciclone tropical formado no Mar da China Oriental é a causa das nuvens de chuva, especialmente no oeste do Japão. Até terça-feira (15) grande parte do arquipélago deverá ter chuvas fortes, o que requer cautela.
O calor continua na segunda-feira, o que exige cuidados contra a insolação.
Artigos relacionados

Áreas de chuva ao meio-dia de segunda-feira (WeatherMap)
Espera-se que o ciclone tropical perca a força na manhã de segunda-feira, mas uma nova área de baixa pressão deve se formar no oeste do Mar do Japão, o que poderá causar tempestades localizadas até terça-feira.
A quantidade de chuva esperada para as 24 horas até a noite de segunda-feira é estimada em:
- 200 mm em Shikoku
- 120 mm no sul de Kyushu
- 100 mm em Kinki e Amami
- 80 mm nas regiões Tokai e Chugoku
Nas 24 horas que antecedem a noite de terça-feira (15) poderá chover muito também:
- 200 mm em Tokai
- 120 mm em Kinki
Apesar da chuva, calor em ampla área
No domingo (13) as temperaturas subiram e o registro da máxima foi de 37,5ºC na cidade de Toyooka (Hyogo). Na cidade de Fukui o termômetro marcou 36,4ºC.
Na segunda-feira a previsão é de máxima de 37ºC na cidade de Fukui e 35ºC nas cidades de Osaka e Kanazawa. A AMJ emitiu alerta de insolação para 5 províncias: Toyama, Ishikawa, Fukui, Oita e Okinawa.
Mas, as províncias das regiões Tokai e Kinki deverão ter temperatura igual ou superior a 31ºC, por isso não se deve baixar a guarda para a insolação.

Previsão das temperaturas máximas no país (WeatherMap)
Fontes: NHK, WeatherMap e AMJ







